Educaçâo

Saiba escolher o xampu certo para ter cabelos lindos e brilhantes

Liso, ondulado, cacheado, crespo, seco, oleoso, ressecado... Cada mulher tem um cabelo diferente, porém uma dúvida é bastante comum: qual é o melhor xampu? O primeiro passo é descobrir o tipo de cabelo. E a tricologista Letícia Bertazzi conta que é bem simples: “comece a observar a raiz dos fios 24 horas após a última lavagem e, se estiver oleoso, pode considerar oleoso. Se estiver íntegro e sem oleosidade pode considerar o cabelo normal e se permanecer sem oleosidade depois de 40 horas, com as pontas ressecadas, pode considerar seco”. Respondida essa questão, siga as dicas:

Troca-troca?

Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica que não precisa necessariamente trocar o xampu de tempos em tempos para o cabelo ficar bonito, mas devem ser usados xampus alternados. “Xampu para dar volume, por exemplo, tende a deixar o cabelo mais seco, porque ele arma, então se só usar esse xampu o cabelo vai ficar muito seco”, esclarece.

Letícia também conta que o ideal é lavar o cabelo em dias alternados. “Se há excesso de oleosidade, por exemplo, deve se usar um xampu específico até contornar o problema e depois mudar para um xampu neutro”, recomenda. Quanto aos cabelos secos e ressecados, eles são diferentes. Os secos apenas produzem pouca oleosidade e necessitam somente de hidratação. Por outro lado, os ressecados, além de secos, possuem aspecto emborrachado e quebram com facilidade, necessitando de xampus de reconstrução.

A lavagem

Você acha que lavar o cabelo no salão é o único jeito de seu cabelo ficar bom? Carlos Rosa, cabeleireiro da equipe lab.dudamolinos, conta o segredo: "A lavagem do cabelo deve se iniciar aplicando um xampu neutro e transparente. Este irá remover todas as sujidades dos fios e couro cabeludo assim como o suor, seu próprio sebo e produtos que estavam no cabelo". Mas ressalta que o xampu deve ser passado no couro cabeludo e espalhado em todo o cabelo até as pontas e ainda completa: "O segundo processo da lavagem seria com o xampu de tratamento (para cabelos coloridos, oleosos, secos, com progressiva, etc...), com o qual você obterá melhor performance se os fios estiverem mais limpos".

Dicas de ouro

Para Adriano Almeida, quem tem cabelos oleosos deve evitar produtos com substâncias oleosas, tais como óleo de argan e abacate. Por outro lado, donas dos fios mais secos precisam evitar xampus com cloreto de sódio (sal de cozinha). Mas alerta: "xampus que dizem não ter sal são um mito, porque todo o xampu tem algum tipo de sal".

Quer um truque ótimo? "Os xampus específicos para cabelos tingidos têm substâncias para preservar a cor e hidratar o cabelo. Assim, que estiver com o cabelo ressecado pode optar pelo produto mesmo sem utilizar tintura nos fios. O contrário também vale", orienta o diretor da SBC.

Produtos infantis

Usar xampu de bebê ou para crianças pode deixar as madeixas bonitas, mas nem sempre supre todas as necessidades. "Os cabelos das crianças não possuem tantas variações como o dos adultos, que surgem devido às alterações hormonais da puberdade", explica Adriano Almeida.

Carlos Rosa também orienta em relação ao uso dos produtos infantis: "são ótimos para todas as idades, pois são formulações que possuem ingredientes menos agressivos à pele. Entretanto, pode não corresponder às necessidades de um adulto. Eu sempre recomendo às pessoas de cabelos muito finos, e pessoas com pele que hiper sensibilizam com frequência".

Promessas

Quem nunca viu propaganda de um xampu que alisa o cabelo ou define os cachos? E reparar pontas duplas? "Os xampus nem funcionam tanto, mais os cremes de tratamento e as substâncias químicas que possuem, porque alteram as "pontes dissulfeto" e causam a melhora da maleabilidade capilar", esclarece a tricologista Letícia Bertazzi.

Carlos Rosa completa: "xampus que prometem alisar o cabelo ou mantê-lo liso são produtos que terão em sua formulação ingredientes com maior poder de hidratação, como se formassem uma película fina em torno de cada fio do cabelo, aumentando assim seu peso e reduzindo um pouco o volume . Já os xampus para cabelos crespos não os deixam crespos, pois não tem o poder de mudar a estrutura capilar e sim apenas de limpar e hidratar o fio, deixando-o mais solto e sem frizz, dando a aparência de cachos mais definidos".

Para pontas duplas, Letícia indica os xampus que apresentam silicone na fórmula, além dos açúcares tradicionalmente usados nos cosméticos, que selam os fios e ajudam a evitar que as pontas duplas apareçam.
Fonte: Daquidali  

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.