Educaçâo

Tabagismo e má alimentação podem ser revertidos

Diz a máxima que nunca é tarde para começar, e agora a ciência prova que ela é mesmo verdade. Apesar do tabagismo e da má alimentação aumentarem os riscos de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, é possível reverter os danos mesmo após os 40 anos.

O estudo, conduzido pela Northwestern University Feinverg School of Medicine, descobriu que uma mudança na alimentação e fazer mais exercícios pode controlar e até reverter a progressão natural de doenças arteriais, enquanto o aumento de hábitos ruins pode resultar no contrário.

Para chegar a essa conclusão, especialistas examinaram cinco mil participantes de um estudo de desenvolvimento e risco de doença da artéria coronal, conhecendo seus comportamentos e medindo a calcificação da artéria. Os primeiros resultados foram colhidos quando eles tinham entre 18 e 30 anos, e foram reavaliados após 20 anos.

Os fatores de estilo de vida saudável foram não estar com sobrepeso, não fumar, praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas, não beber muito álcool e se alimentar bem. No começo da pesquisa, menos de 10% seguiam todos os itens da lista. Após duas décadas, cerca de um quarto havia adicionado pelo menos um dos hábitos a sua rotina.


O resultado? Quem conseguiu aumentar os bons hábitos teve uma redução da calcificação da artéria e do aumento da espessura arterial, os dois maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Os especialistas acreditam que as descobertas possam acabar com o mito de que é impossível reverter quadros de saúde na vida adulta. Embora participantes tenham conseguido largar alguns dos erros de saúde, 40% acabou por adicionar mais hábitos negativos na lista.
Fonte: Daquidali  

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.