O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou 37% dos pedidos de registro de candidatura até agora, o correspondente a 146 processos de registro. O Tribunal tem até o dia cinco de agosto para julgar todos os 387 pedidos de candidatura. Até ontem, apenas cinco candidatos tiveram os pedidos de candidatura rejeitados pela Justiça Eleitoral. Mas o Ministério Público Eleitoral ajuizou 79 pedidos de impugnação que ainda serão julgados.
Segundo o presidente do TRE, desembargador Edvaldo Moura, existe uma espécie de esforço concentrado para priorizar os julgamentos dos pedidos de registro, que estão sendo feitos em bloco. Na sessão de ontem (28) foram apreciados 36 processos, sendo que quatro candidatos tiveram os registros indeferidos.
De acordo com o Tribunal, esses candidatos tiveram pendências na documentação. Dois não comprovaram a desincompatibilização dos cargos, um não comprovou a escolaridade e outro não comprovou ter domicilio eleitoral há mais de um ano. Todos são candidatos a deputado estadual, Um candidato a deputado federal tinha sido impugnado na sessão da semana passada.
Dentre os indeferidos estão os candidatos: Iratan Bezerra de Oliveira (PSL), Pedro Muniz de Sousa (PV), Antônio Carlos Soares (PSC) e José Geraldo. O TRE-PI já tinha indeferido o pedido de candidatura de Raifran de Araújo Passos e Silva, candidato a deputado federal, por que não comprovou a desincompatibilização do serviço público.
O desembargador Edvaldo Moura, presidente do TRE, confirmou uma grande quantidade de processos, mas garantiu que todos serão analisados. Os julgamentos dos processos de pedido de registro e de impugnação de candidaturas serão priorizados nos julgamentos das sessões.
Luciano Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário