Um dos principais nomes da nova geração do judô brasileiro e grande esperança na conquista de medalha nas Olimpíadas 2016, a piauiense Sarah Menezes (-48kg) embarca nesta quarta-feira (13), junto com os demais atletas da Seleção Brasileira para um período de aclimatação em Paris, na França. A atleta se uniu ao grupo no Rio de Janeiro (RJ) e embarcam, às 19h para a capital francesa.
Nesta fase de aclimatação, os treinos acontecem até o próximo dia 21, e servem para que os atletas possam se acostumar com o clima das cidades e as condições de treino das competições onde o foco principal é o Campeonato Mundial de Judô, que acontece em Chelyabinsk, na Rússia, de 25 a 31 de agosto deste ano. Para as cidades escolhidas, a aclimatação serve como força de desenvolvimento onde os judocas se preparam com treinos realizados com atletas de outros países, onde adaptam o organismo ao fuso horário e ao clima semelhante aos encontrados no país da competição.
Três vezes medalhista de bronze em outras edições do Mundial – Tóquio 2010, Paris 2011 e Brasil 2013 – Sarah treina forte com objetivo de quebrar a escrita, e quem sabe, desta vez subir ao ponto mais alto do pódio. De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com base em resultados obtidos das últimas edições do torneio, a meta é chegar pelo menos a quatro finais, e assim, superar o número de medalhas do feminino e o desempenho do masculino de 2013, além de chegar ao pódio na disputa por equipes nas duas modalidades, fato que só aconteceu em 2012.
Para o Mundial na Rússia, 751 atletas de 120 países devem participar dos torneios individuais, o que torna o campeonato deste ano um pouco menor em relação ao disputado no Rio de Janeiro, em 2013 – participaram 783 atletas de 124 países. Dentre os inscritos, o Brasil, junto com China, França, Rússia, Mongólia, Alemanha, Japão e Camarões, fazem parte de uma seleta lista de países que devem levar um número máximo de judocas (nove atletas de cada gênero com o máximo de dois competidores por categoria).
Antônio Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário