Os servidores do Judiciário Federal do Piauí deflagraram greve nesta segunda-feira (25), por tempo indeterminado. A categoria reivindica um reajuste salarial de 35%, além de melhores condições de trabalho.
Segundo Francisco Gomes, diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe), desde 2006 os servidores estão tendo uma perda salarial, o que hoje resulta em 60% do salário do trabalhador.
“Devido essa corrosão salarial, que já subtraiu cerca de 60% do salário dos servidores, a categoria também quer uma data base para negociar com o governo, além disso, apoiamos o Projeto de Lei, que nos garante a recompesação salarial de 54%”, afirma o diretor.
A greve segue em todo o país e já tem adesão no Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em todo o Piauí cerca de 2 mil servidores atuam no Judiciário. “Ainda, é cedo para dissemos a quantidade de servidores parados, mas a nossa meta é atingir 70%”, ressalta Francisco Gomes.
De acordo com Valter Braga, diretor administrativo do Sintrajufe, a adesão em massa dos servidores do TRE pode afetar as eleições deste ano. “Se no período da greve, a maioria dos servidores aderirem a greve, com certeza as eleições serão afetas, inicialmente nos dias 25 e 26 desse mês, no qual ocorre a disseminação das urnas para os testes”, afirma Valter Braga.
A greve nacional deverá afetar o funcionamento da Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral, e pode por isso, comprometer as eleições deste ano.
Adriana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário