Educaçâo

Teresina se destaca em empreendedorismo digital

Teresina vem se revelando nos últimos anos como um polo nacional de empreendedorismo digital. São vários os talentos jovens que surgem na capital e que despontam no cenário nacional como berço da inovação e da conectividade.

A bebida mais conhecida no Piauí, a Cajuína, é que dá o nome ao polo do empreendedorismo digital de Teresina. Cajuína Valley reúne 24 startups, dois grupos de investidores e um espaço de coworking em Teresina. O grupo foi citado como um dos dez polos de startups inspirados no californiano Silicon Valley, considerado o polo mundial. Junto com Teresina, municípios localizados em Alagoas, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Sergipe, Pará, Amazonas e Rio Grande do Norte.

O potencial teresinense no empreendedorismo digital foi destaque em duas publicações nacionais que abordam o tema de tecnologia: a revista Info, do grupo Abril, e a revista RNT de Tecnologia da Informação. Sabendo do potencial dos teresinenses para o empreededorismo digital, a Prefeitura de Teresina está buscando estimular o setor, por meio de realização de eventos e apoio aos grupos formados. Um desses eventos é a Virada Geek, que reúne jovens apaixonados por tecnologia e com boas idéias.

A Virada é um evento no formato “Lan Party”, que reúne pessoas e seus equipamentos eletrônicos em uma conexão para compartilhar projetos, competir, jogar e trocar experiências. Os participantes viram a noite jogando, criando jogos, programas e aplicativos, além de participar de palestras sobre o tema.

O secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, destaca que, considerando a importância do segmento de tecnologia da informação na capital, a Prefeitura de Teresina destinou no Orçamento de 2014, recursos de R$6 milhões para investimentos no segmento, destinado à implantação do polo de Tecnologia da Informação no município. “Estamos fazendo parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através dos projetos Acelera Teresina e Lagoas Digitais, e ainda um contrato com o Instituto Cezar, de Pernambuco para auxiliar os segmentos da capital. Acreditamos que é dentro das universidades que se formam os talentos”, pontuou.

Ainda, segundo o secretário, a capital esta instalando startups na cidade, sediando grandes eventos como a Virada Geek, além de expandir para os outros bairros. “É propósito da Prefeitura que haja um espaço permanente que sirva como incubadora de produção de tecnologia da informação em Teresina”, finalizou.
Fonte: Ascom 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.