Educaçâo

Reta final para o Enem exige concentração e revisão de conteúdos

O modelo atual de vestibular exige uma nova forma de ensinar. Por conta disso, escolas públicas e privadas moldaram suas práticas pedagógicas para atender às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Faltam 12 dias para a aplicação das provas que, neste ano, acontecem nos dias 8 e 9 de novembro, a partir das 13h, obedecendo ao horário oficial de Brasília, ou seja, o exame será aplicado no Piauí com uma hora de antecedência, às 12h. 
Foto: Marcela Pachêco/ODIA
Na reta final, os candidatos começam a revisar o conteúdo e trabalhar o psicológico. A meta, além de fechar o gabarito, é alcançar o equilíbrio emocional para fazer uma boa prova. A concorrência é um dos grandes desafios para quem disputa uma vaga no Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de inscritos em 2014 cresceu 21,6% em relação ao ano passado, um total de 8.721.946 candidatos. 
No primeiro dia do Enem, os participantes terão 4h30 para responder as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias - cada uma com 45 questões. Já no domingo, 9 de novembro, serão 5h30 para responder as 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 de matemática e suas tecnologias, além de fazer a prova de redação. 
Para o professor de Letras Gilson Figueiredo, o Enem se diferencia dos vestibulares tradicionais por exigir um “conhecimento construído”. “A interdisciplinaridade e a maneira como os conteúdos são dispostos nas questões, evidenciando o cotidiano e a relação do aluno com essas práticas, é que faz do Exame Nacional do Ensino Médio uma prova diferente”, destaca.
O professor ressalta ainda que o modelo do Enem também molda as práticas pedagógicas e exige dos professores uma nova maneira de ensinar, assim como cobra dos alunos uma nova forma de absorver esses conhecimentos. “Os vestibulares, até bem pouco tempo, privilegiavam o conteúdo. O Enem exige do aluno um conhecimento construído, o que significa contextualizar o conteúdo aprendido em sala de aula e aplicá- lo em suas vivências”, defende Figueiredo. 
Na reta final, o professor ressalta que as escolas da capital se voltam para a revisão de conteúdos e tranquilizar os alunos que irão fazer o Enem no próximo mês. “É um ano inteiro de preparação, os conteúdos e a maneira como eles são apresentados aos alunos são voltados para esse momento. Na reta final, os professores revisam os conteúdos mais importantes e que sempre estão presentes nas provas. Refazer provas anteriores também uma maneira de oferecer um teste para o aluno. Mas, principalmente nessa reta final, cuidar do psicológico desses alunos também é fundamental. Pois, o equilíbrio emocional é essencial para quem vai disputar uma vaga em vestibular”, avalia o educador. 
Cartões de confirmação estão disponíveis hoje
Os participantes do Enem 2014 podem, a partir de amanhã (27), conferir os cartões de confirmação de inscrição. O sistema de consulta ao cartão estará disponível na página do exame na internet. Para ter acesso, é preciso informar CPF e senha para conferir e imprimir o documento que deve ser apresentado ao fiscal de prova. A partir de segunda-feira, os cartões enviados pelo Inep, através dos Correios, também começarão a chegar aos endereços informados pelos candidatos no ato da inscrição. 
O cartão de confirmação apresenta os dados pessoais do participante – nome; cadastro de pessoa física (CPF); número de inscrição no Enem; data, hora e local de realização das provas; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). 
Nos casos de cartões devolvidos, o Inep entra em contato com os participantes por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail informados ao Instituto no ato da inscrição. O Inep alerta ao candidato que não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento, que ele deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 616161.
Por: Andressa Figuerêdo - Jornal ODIA

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.