Com o número de inadimplentes crescente no Brasil e a crise econômica que parece não dar trela, o Serasa nacional divulgou cinco passos para quem quer sair do sufoco e conseguir voltar à adimplência. Veja a seguir:
1. Faça as contas
Comece avaliando cuidadosamente as contas, de preferência, coloque tudo no papel ou na tela do computador: qual sua renda mensal e quanto já está comprometido com despesas que não podem ser cortadas ou reduzidas? O objetivo desse processo é simples: descobrir o valor disponível mensalmente passível de ser utilizado no pagamento de dívidas.
2. Quantas pendências?
Verifique nos cartórios se há pendências financeiras e quantas existem – estudos da Serasa Experian indicam que cada consumidor inadimplente possui, em média, quatro dívidas. Anote a proposta que foi feita pelas empresas credoras.
3. Peça ajuda a quem você confia
O processo de acertar as contas e pagar dívidas exige cuidado. Avalie quanto você pode pagar em cada pendência. Se achar necessário, peça ajuda para parentes ou amigos. É importante que seja alguém de sua confiança. A presença de outra pessoa nesse momento ajuda a dar segurança na hora de avaliar, de forma mais racional, ajudando a definir quanto pagar, se a proposta do credor é boa e se é possível honrar o pagamento.
4. Eleja as prioridades e renegocie
Após saber exatamente quanto pode pagar, comece a negociar suas dívidas pelo site. Lembre-se de que o total das prestações não deve ultrapassar o valor disponível de sua renda. Caso exista mais de uma pendência, tente negociar de forma que todas as prestações juntas caibam nesse orçamento. Estabeleça prioridades usando como critério as dívidas com juros mais elevados.
5. Controle seus gastos
Enquanto estiver pagando as dívidas negociadas, controle seus gastos e, se possível, tente reduzir despesas.
Jordana Cury

Nenhum comentário:
Postar um comentário