Educaçâo

Ranking coloca Rivengo como o 11º maior clássico do Nordeste

Fui convidado pelo colega Rafael Luis Azevedo, do site Verminosos por Futebol a integrar um time de jornalistas em uma missão um tanto árdua: elaborar o ranking dos 25 maiores clássicos de futebol do Nordeste. 
Não foi fácil. Não mesmo. 
Ou melhor, só foi fácil dividir os clássicos mais fortes dos de menor expressão. Já quando foi preciso dar notas maiores e menores para cada um, aí o bicho pegou. 
A lista original tinha 40 clássicos, elencados por critérios que considerei importantes. Jogos de times em cidades diferentes, por exemplo, ficaram de fora. Também não foram listados confrontos municipais sem rivalidade e partidas que acabaram esquecidas porque um dos times perdeu referência. 
O Rafael deixou em aberto para que os colegas jornalistas sugerissem algum clássico ausente da lista. Preferi deixar a lista como estava, seguindo os critérios pré-estabelecidos. Aos leitores que discordam, peço desculpas. 
Pensei até em pedir a inclusão de River e Parnahyba, não vou mentir. Há 10 anos, o confronto se fortaleceu de tal forma que em vários jogos chega a superar o público do Rivengo. Mas daí a ser clássico... Na minha visão, é um "clássico do momento", da mesma forma que River e 4 de Julho também já foi um jogo importante no final dos anos 1990 e hoje perdeu sua força. E é preciso se construir uma história para virar clássico. Galo e Tubarão só decidiram o Campeonato Piauiense uma vez, além de duas finais de turno. É pouco. 

Explicação dada, falemos do resultado.
Como esperado, os clássicos da Bahia, Pernambuco e Ceará foram os mais votados. O Ba-Vi (Bahia e Vitória) lidera o ranking.
O Rivengo foi o 11º da lista. Dos 23 jornalistas, só um esqueceu do maior duelo do futebol piauiense. Dos que lembraram, 18 colocaram o jogo entre River e Flamengo entre os 15 primeiros da lista. 
River e Piauí aparece na 20ª posição. Já Flamengo e Piauí ficou com o 24º lugar. 
Eu coloquei o Rivengo como o nono clássico da região. O passado recente do Flamengo não tem ajudado o clássico.
E minha nota não foi a maior. Fred Miranda, do Doentes por Futebol (RJ), e Sérvio Xavier Filho, da revista Placar (SP), elevaram o clássico piauiense a sétimo do Nordeste. Já para Marcelo Duarte, da Rádio Bandeirantes (SP), o Rivengo é o sexto da região. 
O resultado completo, com as notas de todos os jornalistas, você lê no Verminosos por Futebol
Fábio Lima

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.