A Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Piauí, lançou, nesta terça-feira (19), o programa Palavra de Criança 2015. Na solenidade, 79 prefeitos receberam o certificado de alfabetização de crianças na idade certa e assinaram um contrato firmando o compromisso com os oito objetivos do programa para este ano.
Para o governador Wellington Dias, a alfabetização na idade correta é fundamental para a qualidade da Educação no Estado. “Um de nossos objetivos é a qualidade da educação no Estado, e o pilar disso são nossas crianças aprendendo a ler e escrever na idade certa”.
O programa foi implantando pela primeira vez no Piauí em 2008, com um índice de menos de 50% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sabendo ler, escrever e compreender um texto simples. Segundo dados de 2013, 69,1% dos alunos até o 3º ano do ensino fundamental estão alfabetizados na idade correta.
“Com a reativação do programa Palavra de Criança, estamos também fazendo um trabalho preventivo, para que essas crianças cheguem ao ensino médio em plenas condições de assimilarem o conhecimento. O programa está dando certo, e nosso interesse é melhorar o ensino no Piauí”, afirma a Secretária de Estado da Educação e Cultura, Rejane Dias.
O programa Palavra de Criança foi elaborado por profissionais da educação do Piauí e é referência para o programa nacional. “O Governo Federal estar fazendo um grande esforço de alfabetização de crianças com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), inspirado no Palavra de Criança, genuinamente piauiense”, afirma o diretor da UNICEF no Ceará, Rui Aguiar.
A meta do Palavra de Criança 2015 é o de assegurar uma alfabetização integral para os alunos. “Nosso principal desafio é garantir a educação integral, sobretudo a ligação da educação infantil e o ensino fundamental. Estamos pensando na educação completa da criança de zero a 10 anos”, afirma Rui Aguiar.
Os oito objetivos do programa para este ano são: acesso de cada crianças à Educação Infantil aos quatro anos de idade; todas as turmas de Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental cumprindo 200 dias e 800 horas letivas anuais; todas as crianças frenquentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais; todas as secretarias Municipais de Educação atendendo a condições básicas para acompanhamento pedagógico das ações da Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental; todo Centro de Educação Infantil e escolas promovendo ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de suas crianças; todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização; todos os professores (a) da Educação Infantil e dos três anos iniciais do ensino fundamental capacitados para fazer o acompanhamento individualizado da aprendizagem de cada criança de sua turma; pelo menos, 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental.
Rui Aguiar
“Genuyinamentre piauiense.
O projeto concorreu em um concurso, concorrendo com 400 projetos no mundo todo e ficamos entre os 5 melhores, inclusive o financiamente 2015 e desse concurso
Este projeto despertou o interesse da unidade de inovações do Unicef Nova York pelo basto curto e alta eficiência. O programa Palavra de Criança utiliza os materiais que o município já tem, ele não traz matérias diferentes daqueles já utilizados pelo município, respeitando a cultura local
“O Governo Federal estar fazendo um grande esforço de alfabetização de crianças com o programa nacional de alfabetização na idade certa que é inspirado no palavra de criança. É a garantia da educação integral, sobretudo a ligação da educação infantil e o ensino fundamental. Estamos pensando na educação completa da criança de zero a 10 anos.
69,1% das crianças que realização a prova de escrita e leitura no terceiro ano estavam alfabetizadas na idade certa, este número e muito superior a de 2008, quando nós começamos o programa quando 50% das crianças no quinto ano não sabiam ler nem escrever e compreender um texto simples. Agora nos temos quase 70% das crianças no terceiro ano, dois anos de antecedência, sabendo ler e escrever na idade certa
2013
WD
É uma alegria a gente poder comemorar aqui este trabalho feito em parceria com o Unicef, o Estado e os municípios com este empenho formidável, e poder comemorar os resultados. Uma das metas que estamos estabelecendo é o aprendizado na idade certa que resolve um dos pilares da qualidade na educação, e é isso que queremos, qualidade na educação e para isso os alunos aprendo na idade certa.
Espezaça vivies Unicef
É muito importante, temos uma parceria com o governo do Piauí desde 1988, 27 anos, temos implementado iniciativas conjuntas, várias delas, entre elas a Palavra de Criança que começamos aqui. Os resultados estão aparecendo. 79 municipio serão certificados
Critério- 60 % das crianças tenham ultrapassado 60% das metas estipuladas na leitura e na escrita.
Solenidade de Certificação do Programa Palavra de Criança edição 2013, em virtude dos bons resultados obtidos na implementação da política de alfabetização de crianças na idade certa no Estado do Piauí em 79 municípios.
Local: Teatro 4 de Setembro
RD
Ficamos muito feliz por que são mais de 80 municípios que foram certificados aqui pelo Unicef, vamos agora reativar esta parceria que tínhamos antes do o Unicev, objetivando a escolarização, a alfabetização das nossas crianças na idade certa em parceria comos municípios. Isso é muito importante por que na verdade você vai fazer também um trabalho preventivo para quando essas crianças chegarem no ensino médio elas não cheguem com deficiência de conhecimento em relação a aprendizagem. Por isso e importante reinterrar essas parceria, queremos continuar essa parceria com o Unicef que vem dando certo, com um objetivo principal que o fortalecimento do aprendizado das nossas crianças na idade certa junto com os municípios.
Fonte: Ascom Seduc

Nenhum comentário:
Postar um comentário