A praça Mandu Ladino foi palco do “Hip Hop – Break e Rap”, que compreendeu apresentações de jovens de Parnaíba e região. O evento foi realizado pelo Movimento Hip Hop da cidade. Na ocasião foi realizada, a eliminatória para a Batalha Litoral Style, onde foi escolhido um para participar do concurso em setembro, na Praça Mandu Ladino.
Outras eliminatórias deverão ocorrer até o evento. De acordo com um dos participantes, Ielton Silva, a cultura Hip Hop possui quatro elementos fundamentais: o canto do rap (sigla para rythm-and-poetry), a instrumentação dos DJs, a dança do break dance e a pintura do grafite.
Na ocasião, adeptos do Hip Hop das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Buriti dos Lopes participaram da eliminatória para a Batalha Parnaíba Style, evento que deverá ocorrer no dia 07 de setembro, na Praça Santo Antônio.
Hip Hop
Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reinvidicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.
No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão.
Tacyane Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário