Comissão Disciplinar marca para terça análise de processo que acusa Rubro-Anil de ter relacionado quatro jogadores de forma irregular. Clube alega cumprimento de regra.
Rivais dentro de campo a partir das 20h de quarta, no estádio Albertão, Piauí e Parnahyba travam também um duelo particular nos bastidores. De acordo com o presidente José do Egito, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) marcou para terça na sede da entidade, em Teresina, o julgamento da ação movida pelo Tubarão questionando a suposta irregularidade do Enxuga Rato na escalação de quatro jogadores com idade acima de 23 anos na partida de estreia das duas equipes na Copa Piauí. De acordo com o time do litoral, o Rubro-Anil teria infringido o regulamento do torneio ao relacionar Fabiano, Vitor Recife, Darley e Phabollo no empate em 1 a 1 no dia 30 de agosto. Caso seja punido, o time da capital pode deperder até quatro pontos no torneio - três pela infração e um pelo ponto conquistado com o placar.
A denúncia azulina se baseia no Artigo 1º, parágrafo 2º, do regulamento da Copa Piauí. O documento prega que "os clubes participantes do torneio poderão inscrever até 35 atletas por suas equipes, dentre as quais poderá constar o número de 10 atletas com idade superior a 23 anos, porém, na relação de atletas para cada partida, terá que constar no máximo três com idade superior a 23 anos."
Regulamento da Copa Piauí 2015 (Foto: Reprodução/FFP)
No entendimento rubro-anil, não houve infração porque o clube não obteve vantagem dentro de campo com o quarto jogador.
- Contratamos um escritório de advocacia, e os advogados estão com a ata do arbitral. Eles estão montando a defesa com testemunhas. Tem uma coisa que precisa ser dita: o Piauí, em nenhum momento, foi beneficiado com a escalação de um quarto jogador. Houve apenas uma substituição durante a partida, mas mantivemos os três como manda a regra – explicou o presidente do Piauí, Jacob Júnior.
Líder da Copa Piauí com cinco pontos, o Enxuga Rato está a um ponto de vantagem do vice-líder Parnahyba. O time do litoral está com a mesma pontuação do Flamengo-PI, terceiro, mas à frente por ter melhor saldo de gols. Lanterna, o Caiçara tem dois pontos.
Passo a passo do julgamento
A Comissão Disciplinar do TJD-PI, presidida por Edilson Carvalho, vai julgar o caso. Após ser aberto pelo presidente da comissão, o julgamento é encaminhado ao Procurador responsável se manifestar sobre a ação. Em seguida, o relator faz uma explanação geral sobre o processo para, só então, o presidente dar voz aos clubes.
Serão concedidos 10 minutos de acusação ao Parnahyba e outros 10 minutos de defesa ao Enxuga Rato. Ao todo, cinco procuradores votam: presidente da comissão disciplinar e outros quatro integrantes da mesa. O resultado é anunciado logo em seguida.
Renan Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário