Educaçâo

Com divergência, Piauiense 2016 repete fórmula. Copa Piauí é extinta

Estadual usará mesmo formato de 2015, com campeões do turno e returno duelando na grande final. Campeonato valerá vagas para Copa do Brasil, Nordestão e Série D.


O formato de disputa do Campeonato Piauiense 2016 foi escolhido após um longo arbitral de quase duas horas de duração, na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), na tarde desta terça-feira. Nada muda em relação à fórmula disputada neste ano. O estadual será em turno e returno, o campeão de cada um se enfrenta na grande decisão prevista para o dia 8 de maio. 
Os clubes não entraram em consenso no modelo, sendo feita uma votação. River-PI e Flamengo-PI apresentaram o sistema de pontos corridos, em turno único. Os demais elegeram que a competição deveria seguir sem alterações. Por 12 a 11, a Taça Cidade de Teresina e a Taça Estado do Piauí continuam.       
River-PI, Flamengo-PI, Parnahyba, Caiçara, Piauí, Cori-Sabbá e Picos vão brigar pela taça. O oitavo clube será conhecido nesse sábado, sai da segunda divisão do estadual. Oeiras e Altos disputam o acesso. Os clubes devem apresentar à FFP certidões negativas de débitos que regularizem sua participação na competição até o dia 10 de dezembro. Caso não apresentem a documentação, estarão impedidos de jogarem.   
O arbitral decretou o fim da Copa Piauí, seletiva no segundo semestre que dava ao campeão a segunda vaga do estado na Copa do Brasil. Em 2016, campeão e vice do Piauiense levam vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Ao vencedor do estadual, a vaga na Série D do Brasileiro será válida também para 2017, segundo mudança proposta pela CBF.   
Dois times serão rebaixados em 2016, e a Série B do estadual acontecerá no segundo semestre. O regulamento aprovado em assembleia será publicado até quarta-feira. 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.