O Serasa Experien divulgou o balanço quadrimestral de empresas criadas no país nos primeiros quatros meses do ano. A pesquisa apontou um recorde na criação de estabelecimentos no período que se realizou a coleta de dados e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), faz parte dessa luta, através da criação de projetos e incentivo ao empreendedorismo e qualificação no Piauí.
Segundo a pesquisa, no Brasil os registros chegam a 674.974 nos quatro primeiros meses do ano de 2016, o número é 4,1% maior que no primeiro quadrimestre de 2015, quando foram contabilizadas 648.488 criações. Em relação ao Piauí o número de Empresas chegou a 5.137.
O indicativo de queda informado na pesquisa mostra que apesar da crise o emprego formal esta mantendo estabilidade no Piauí, em comparação aos demais estados. Para trabalhar a mão de obra qualificada e a entrada dos profissionais no mercado, a Secretaria realiza o Setre nos municípios, programa que qualifica trabalhadores em todo o estado, através de caminhões itinerantes que percorrem o Piauí realizando cursos de embelezamento, corte e costura e construção civil para as comunidades carentes de cada cidade.
Os dados divulgados pelo Serasa indicam ainda que o nordeste está em segundo lugar na criação de empresas com 16,6% (111.769 empresas) seguido pela região sul, que em terceiro lugar apresentou 16,3% de participação e 109.688 estabelecimentos. Quem ficou em primeiro lugar foi o Sudeste com 50,5% do total e 340.756 empresas criadas.
No detalhamento da pesquisa divulgada o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) é alto e se destaca, deixando o governo do estado empolgado com os resultados e feliz de fazer parte desta contribuição estando disposto a continuar com os programas para melhor atender a economia do Piauí.
“Nós vimos que o Piauí é um dos estados que menos desempregou no nordeste e o sexto no Brasil, mesmo estando no negativo e não comemorando o número de 7 mil desempregados, estamos nos esforçando junto ao governo do estado para mudar a realidade e incentivar cada vez mais os produtores para que a economia do Piauí seja fortalecida e os resultados sejam sentidos por nós e por toda a sociedade”, afirmou o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías.
Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário