Educaçâo

Chás e águas aromatizadas ajudam na digestão de alimentos da ceia

Chás de hortelã e gengibre ajudam a minimizar os efeitos dos excessos
 (Foto: Folha)
Sem dúvida, apreciar a ceia natalina é o momento mais esperado por todos na noite de Natal. Os pratos, além de saborosos, tem um cheirinho que deixa todo mundo com água na boca. Assim, fica difícil se contentar apenas com uma porção pequena dos pratos e é aí que acontecem os exageros.
Consumir esses alimentos tão calóricos em excesso pode trazer prejuízos para a saúde. Dentre os sintomas gástricos mais comuns estão a produção em excesso de gases, dores abdominais e má digestão. Segundo a nutricionista Laysa Duarte, algumas pessoas não têm boa digestão de gorduras e isso pode ser agravado, sobretudo com o excesso de proteína, como as carnes.
“Uma dica para quem exagerou na ceia, tanto na bebida quanto na comida, é ingerir alimentos digestivos no dia seguinte, como chás de hortelã ou gengibre. Águas aromatizadas e saborizadas também são interessantes e podem ser tomadas após a ceia. Elas podem ser compostas por água, abacaxi, gengibre, hortelã e limão. As frutas, como mamão, ameixa e abacaxi, também são excelentes digestivos”, disse. Como a nutricionista destacou, não é somente o exagero com alimentos que faz mal. O excesso de bebidas alcoólicas também causa desconforto e pode trazer prejuízos no dia seguinte. Ela cita que não adianta proibir a ingestão de bebidas neste período, sobretudo por ser uma época festiva; então, é preciso aplicar o bom senso.
“O ideal seria manter o consumo dentro da margem de quantidade diária de álcool por dia. Todos nós temos essa quantidade de destilados e fermentados estimada para o nosso corpo, então o importante seria não passar dessa dose diária. As mulheres geralmente consomem a metade da meta dos homens”, fala.
Laysa Duarte chama atenção ainda para o consumo exagerado das sobremesas. Isso porque o excesso de açúcares simples são os responsáveis por elevar a glicemia e, claro, por aumentar aqueles quilinhos extras e fazer os ponteiros da balança dar um salto. Segundo ela, os doces são os principais causadores do excesso de peso pós festas.
Crianças
É importante também ter um pouco mais de atenção com a alimentação das crianças. “Às vezes, o intestino delas não está tão preparado para receber alimentos gordurosos e com açúcares. O ideal seria selecionar os alimentos que vão compor o prato das crianças. E isso é válido para os adultos também. Não é porque é uma ceia que vai ter que comer tudo”, finaliza.
Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.