Com o início do horário de verão bem no dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as chances de se confundir e perder a hora do exame podem aumentar.
O gerente de projetos do Nic.br, Antônio Moreiras, afirma que, com os incidentes dos últimos dias, quando celulares e relógios de rua adiantaram uma hora automaticamente, fora da data oficial, uma nova falha no dia 4 de novembro é improvável. Mas os candidatos devem tomar cuidado redobrado com o relógio. A solução mais efetiva seria ajustar o relógio do smartphone manualmente na noite do dia 3, já com o horário de verão, para não se preocupar com uma possível falha na atualização automática.
— Mas não sei se todos terão conhecimento técnico para ajustar essa configuração — diz Moreiras. — Mas é o que eu faria.
Quem não tiver confiança para configurar o relógio deve acordar cedo e checar em outras fontes se o horário do smartphone está correto.
— É mais uma preocupação, mas quem presta o concurso já toma os devidos cuidados. É só mais uma coisa que pode dar errado nesse dia — afirma Moreiras.
Orientações para além do celular
Para quem quiser confirmar se seu celular está com o horário certo ou quiser se antecipar a uma possível mudança automática errada de horário, especialistas apontam as seguintes dicas:
1) Ajustar o celular para que ele não altere automaticamente
Para fazer isso, o candidato deve ir nas configurações de seu celular, selecionar a parte de sistema e "data e hora". Nela, a maioria dos aparelhos conta com a opção para desativar o fuso horário automático.
2) Buscar a expressão "Hora certa" no Google
O Google pode ajudar até nestas horas. Ao pesquisar o termo "Hora certa" no buscador, ele abre uma opção fixa com o horário correto para sua geolocalização.
3) Ligar para 130
O antigo serviço, desconhecido por muitos dos novatos candidatos, diz a hora certa para quem disca 130. O serviço, porém, tem o custo da minutagem da ligação.
4) Usar relógio analógico (despertadores e relógio de pulso)
Em épocas sem tanta tecnologia, a noite da mudança do horário de verão contava com o pré-ajuste do relógio para que as pessoas já acordassem na hora certa. O uso de relógios e despertadores analógicos pode ser útil para não perder a hora da prova.
jornal extra/rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário