Educaçâo

Com eliminação em 2020, Altos fica fora da final do Piauiense pela 1ª vez desde que subiu à elite

 

Foto: Wenner Tito

Após conquistar o acesso na Segundinha, Jacaré jogou todas as últimas quatro decisões de campeonato e vê interrompida hegemonia local. Picos e 4 de Julho disputam a taça em 2020


O Altos viverá algo inédito em 2020. Pela primeira vez desde que ascendeu à elite do Campeonato Piauiense o Jacaré não disputará a final do torneio. Foram quatro finais consecutivas desde que o time da Cidade da Manga conquistou a Segundona, em 2015, e se lançou entre os grandes da Série A do futebol local. A confirmação dessa ausência alviverde na briga por uma taça foi definida após a vitória da equipe por 2 a 0 sobre o 4 de Julho, na 14ª rodada. O placar não foi suficiente para garantir o time da Cidade da Manga na finalíssima pelo quinto ano seguido.

Depois de conquistar o acesso e levantar a taça da Série B há cinco anos, o Altos brigou pelos títulos estaduais na Série A nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. O Jacaré enfrentou o River-PI em três ocasiões. O Parnahyba foi rival em apenas uma final.

Campeão do primeiro turno, o River-PI foi dominado pelo Altos na decisão do returno. A vitória do Jacaré por 3 a 1, no dia 26 de maio de 2016, deu brilho ao ano de debute do Jacaré na elite. Mas um deslize arruinou o ano inteiro. Vitor Bafana foi escalado de forma irregular na decisão, o Altos foi punido no TJD-PI, e o Galo foi declarado campeão arrastão daquele ano.

Depois de vencer o jogo de ida da final sobre o Parnahyba por 3 a 0, o Altos só empatou em 2 a 2 na partida de volta, em Teresina, e soltou o grito de campeão que estava entalado na garganta do torcedor. O time do técnico Paulinho Kobayashi sobrou naquela edição do Piauiense e garantiu mais uma vez a presença alviverde nas competições nacionais.

Não teve para ninguém. Em 2018, o Altos deitou sobre os times do estadual e colocou a segunda estrela sobre seu escudo. O adversário era o River-PI. E o que faltou de gols no empate em 0 a 0, em Teresina, sobrou na partida de volta, no estádio Felipão. O Alviverde goleou o Galo por 4 a 2 e comandou uma tremenda festa diante dos seus torcedores.

Coube a Flávio Araújo comandar o River-PI que destronou o Altos no Piauiense do ano passado. O Galo venceu o Jacaré por 3 a 0, no estádio Albertão, no jogo de volta da final, e levantou a 31ª taça da equipe da capital. A partida virou mais um importante capítulo na história de rivalidade entre alviverdes e tricolores.

Ge Teresina

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.