Foto: Andrew Milligan - 8.dez.2020/Reuters |
"Com base nos dados até o momento, esperamos que a imunidade induzida pela vacina Moderna seja protetora contra as variantes descritas recentemente no Reino Unido", disse Moderna em um comunicado.
"Realizaremos testes adicionais nas próximas semanas para confirmar essa expectativa."
A Pfizer disse que agora está "gerando dados" sobre como as amostras de sangue de pessoas imunizadas com sua vacina "podem ser capazes de neutralizar a nova cepa do Reino Unido".
A Pfizer e a Moderna produzem as duas únicas vacinas contra a Covid-19 que foram autorizadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.
O novo coronavírus já sofreu mutação antes, e ambas as empresas dizem que descobriram que suas vacinas funcionam contra outras variações do vírus.
Alguns pesquisadores que estão examinando o genoma da variante do Reino Unido disseram à CNN que temem que as mutações dessa nova cepa possam diminuir um pouco a eficácia da vacina.
“Você poderia imaginar algum sucesso modesto na eficácia da vacina, o que não seria bom, mas não acho que iria 'quebrar' a vacina”, disse Trevor Bedford, professor associado da divisão de vacinas e doenças infecciosas do Centro de Pesquisa Fred Hutchinson.
Elizabeth Cohen, da CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário