Educaçâo

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL Resultado do Fies pode ser consultado na página do programa


Quem foi pré-selecionado terá mais prazo para complementar a inscrição

Oresultado da chamada única do processo seletivo do 1º semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode ser consultado na página do programa http://portalfies.mec.gov.br/, desde o início da manhã desta quarta-feira, 3. O Ministério da Educação (MEC) ampliará o prazo para que os pré-selecionados efetuem a complementação da inscrição, que anteriormente seria de 3 a 5 de fevereiro. O novo período será oficializado por meio de edital. 

Já os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar as vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera. 

Em 2021, a oferta para o Fies é de 93 mil vagas. Nesta edição do 1º semestre foram ofertadas 40 mil vagas para 24.844 cursos de graduação, em 1.461 instituições privadas de educação superior do país. O sistema de inscrição registrou o total de 128.829 inscritos nesta edição. 

O Fies é o programa do MEC que oferece a estudantes oportunidades de acesso à educação superior, por meio de financiamento de cursos de educação superior com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições privadas de educação superior, que aderirem ao programa. 

Desde o 2º semestre de 2020, os processos seletivos para o Fies possuem independência em relação ao Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), que é operacionalizado diretamente pelos agentes financeiros e instituições de ensino que aderem ao programa. 

Validação e contratação 

Após a etapa de complementação da inscrição, é necessário realizar a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies. 

A validação deve ser efetivada diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado. A documentação pode ser apresentada em formato digital, desde que a instituição ofereça essa forma de atendimento. 

Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é necessário para formalizar a contratação do financiamento. 

Após a emissão do DRI, o estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação e validar as informações dele junto à agência da Caixa Econômica, indicada por ele no ato da complementação da inscrição. 

Assessoria de Comunicação do MEC com informações da SESU

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.