Visando fortalecer as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), assim como contribuir no desenvolvimento de capacitações, projetos e pesquisas relacionadas à alimentação e nutrição do escolar, em 2020 a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE/FNDE) renovou parceria com 17 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que desenvolvem o projeto Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), distribuídas em todas as regiões do país.
Os centros apoiam a consolidação da gestão operacional e o desenvolvimento do programa, que abrange mais de 40 milhões de estudantes de escolas públicas. Além de se estabelecerem como referência técnica e científica, os Cecanes conectam redes de atores participantes das ações do Pnae, que se desenvolvem socialmente, promovem a educação alimentar e nutricional e aprimoram a gestão do programa.
A coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Karine Santos, lembra da importância da parceria do Pnae com os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar. "As ações dos Cecanes são estratégicas e essenciais para aumentar o alcance do nosso trabalho de assistência técnica, acompanhamento e orientação sobre a execução do programa, principalmente agora neste cenário de pandemia em que estamos enfrentando vários desafios".
Atualmente os Cecanes apoiam a CGPAE principalmente nas seguintes ações:
Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar são unidades de referência e apoio constituídas, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo FNDE.
FNDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário