Educaçâo

Cooperação leva professores brasileiros a país da África


Professores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Acre, da Bahia e de Brasília estarão no Benim até 8 de novembro para planejar a instalação de uma incubadora em cooperativismo e agroecologia no Lycée Agricole Medji de Sékou (Lams). A viagem dos professores brasileiros faz parte de acordo firmado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação brasileiro (Setec) com o governo do país africano, intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Brasil e Benim assinaram, em 2005, acordo de cooperação técnica que prevê o desenvolvimento de atividades em áreas consideradas prioritárias, como saúde e agricultura. Comprometeram-se também a analisar outros setores de interesse para a criação de projetos. No ano passado, o governo beninense pediu ao governo brasileiro o envio de missão para prospecção e identificação de áreas de atuação para o desenvolvimento daquele país. 

A formação profissional e tecnológica nas áreas de cooperativismo e de agroecologia surgiu como principal demanda. Grande parte do que é produzido no Benim provém da agricultura familiar, o que deixa clara a necessidade de fortalecer as bases para o melhor aproveitamento dos recursos existentes e o aumento da produtividade. Assim, os professores Breno Carrillo (Acre), Alex Cypriano (Bahia) e Vânia Pimental (Brasília) vão atuar como multiplicadores da incubadora de cooperativas e ajudar na formação de empreendimentos. O projeto prevê missões de acompanhamento das cooperativas e aquisição de equipamentos. 

O Benim, no oeste da África, tem aproximadamente nove milhões de habitantes. Foi colônia francesa até 1960, quando conseguiu a independência. Segundo dados das Nações Unidas, o analfabetismo atinge mais de 60% da população. O índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,492 (muito baixo). 

Assessoria de Imprensa da Setec

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo pour http://ωωw.blogger.com, je l'ai trouvé en cherchant "télévision" dans Google, si vous voulez connaitre toute mon actualité, c'eѕt là:
httр://www.nabila-allo.com/.

Une vіԁeo en cadeаu vοus attend suг la page d'accueil. A bientot. <3 Shelly

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.