Educaçâo

Padre piauiense será deputado federal por Rondônia

Mariton Benedito de Holanda chegou há mais de dez anos em Rondônia ordenado padre. Pregou a fé católica nas dioceses de Ji-Paraná, Alta Floresta e Santa Luzia até decidir enveredar pela política. Elegeu-se prefeito de Alto Alegre dos Parecis em 2004 (foi reeleito em 2008) e voou mais alto em 2010, conquistando uma vaga na Câmara dos Deputados. Uma ascensão e tanto para esse piauiense que nasceu em Oeiras e na juventude não tinha maiores ambições, a não ser tocar a vida com dignidade e amor ao próximo. 

Aos 42 anos, o Padre Ton, como é conhecido em Rondônia, assumirá talvez sua mais importante missão. Ele mesmo diz que decidiu se candidar a deputado federal, renunciando ao mandato de prefeito, por estar insatisfeito com a representação política no Congresso Nacional da região que atuou como padre. Com 31.128 votos, ficou com a última das oito vagas do Estado que o acolheu. 

Padre Ton é filiado ao PT. Em suas manifestações à imprensa de Porto Velho costuma dizer que a população precisa escolher com mais cuidado os políticos, privilegiando a honestidade. Também se declara obediente à Igreja Católica mesmo afastado das funções paroquiais.
Firme com o seu voto de celibato e pobreza, o oeirense reconhece que padres políticos são vistos com desconfiança pelos seus superiores religiosos. Para seu conforto, terá a companhia do padre petista Luiz Couto, reeleito pela Paraíba. Padre Ton visita sua cidade natal no Piauí todos os anos.
Mauro Sampaio
 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.