Educaçâo

ONU vai investir em municípios do Semiárido do Piauí

Investimentos no Semiárido


O governador Wilson Martins esteve reunido, na manhã desta terça-feira (29), com o representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), Ivan Cossio, quando discutiram operação de crédito para implementação do Projeto Viva o Semiárido. Serão beneficiados quatro territórios piauienses: Guaribas, Serra da Capivara, Sambito e Canindé. Participaram da audiência o diretor-presidente do Emater, Romoaldo Militão, e a diretora de Convivência com o Semiárido, Lúcia Araújo.
Ao todo, serão beneficiados 32 municípios, abrangendo 35 mil famílias, todas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Daí, a finalidade do projeto, que é contribuir para o desenvolvimento da economia rural, reduzindo os níveis de pobreza na região Semiárida do Piauí, melhorando, de maneira sustentável, a renda agrícola e não agrícola, os ativos produtivos, as capacidades organizacionais, como também as práticas ambientais.
O governador Wilson Martins afirmou que o projeto vai beneficiar especialmente os jovens, através da geração de renda e acesso ao mercado de trabalho. “Eles vão receber toda orientação técnica e profissional para que possam gerir seu próprio negócio”, salientou o governador, lembrando que será fortalecido o cooperativismo e o associativismo. Também serão beneficiados agricultores familiares, trabalhadores rurais sem terra, mulheres e pequenos produtores rurais.
O representante do Fida, Ivan Cossio, disse ao governador que serão priorizadas as cadeias produtivas: ovinocaprinocultura; mel (mercado nacional e internacional); caju e seus derivados (cajuína, doces); mandioca; artesanato (palha, cerâmica, biojoias), como também empresas não agrícolas, associadas aos arranjos produtivos e outras atividades econômicas.




Foto: Paulo Barros/CCom

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.