Educaçâo

Orlando Silva: “Copa vai mostrar o Brasil na sua inteireza”

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que a Copa 2014 será uma oportunidade para o mundo conhecer o Brasil como ele é: um País que enfrenta suas dificuldades com projetos para o próprio desenvolvimento. “O Brasil fará o melhor mundial FIFA de todos os tempos e o mundo vai conhecer o Brasil na sua inteireza, com as suas virtudes e seus limites”, afirmou o ministro ao participar, nesta terça-feira (26), em Brasília, do lançamento da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social. O trabalho da Câmara começará centrado na promoção da relação da cultura com o esporte, principalmente por meio de ações educativas. 

Orlando Silva assegurou que a Copa deixará um legado de intervenções em áreas urbanas que trarão ofertas adequadas de infraestrutura e serviços para a população. “Nós enfrentamos dificuldades não ocultando-as, mas apresentando projetos para desenvolver o nosso País”, afirmou o ministro, acrescentando: “Teremos estádios belíssimos, novos aeroportos, um bom sistema de transporte, mas teremos também toda a população brasileira percebendo o mundial da FIFA como algo que é seu”. 

O ministro disse que pretende somar a visão do Ministério do Esporte ao trabalho dos representantes do Ministério da Cultura e das secretarias especiais de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Presidência da República que integram a Câmara. “Neste espaço acredito que podemos produzir mais de mãos dadas na mobilização social. Seja pelo contingente, pelo diálogo, pela mobilização, pela inclusão na agenda de escolas e universidades, pelo estímulo para aproximação de educação e esporte, é um tema a ver e a desenvolver. 

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, reforçou a necessidade de mostrar ao mundo a diversidade cultural brasileira, sem, no entanto, esconder seus problemas. “O Brasil é conhecido internacionalmente como o País do samba e do futebol, mas também pela violência e desigualdade social. Não vamos esconder isso, mas vamos mostrar a nossa riqueza cultural e trabalhar a nossa auto-estima, mostrar que o brasileiro tem orgulho do que é”, explicou Ana. 

“Seremos parceiros, vamos trabalhar para ajudar a antecipar os problemas e apresentar soluções”, afirmou André Lázaro, secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Também participou do lançamento da Câmara o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência, Mário Theodoro. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do mamulengueiro Chico Simões, que atua no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. 

A Câmara é uma das nove que compõem a estrutura montada pelo governo federal para discutir políticas públicas e soluções técnicas para a preparação da Copa 2014. 



Foto: Glauber Queiroz 
Ascom - Ministério do Esporte

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.