Educaçâo

FFP: maioria quer uma nova eleição


Menos de 24 horas depois que o juiz Fernando Lopes e Silva Neto sentenciou o processo que provocou a liminar determinando a posse de Cesarino Oliveira na presidência da Federação de Futebol do Piauí, com as partes interessadas e os presidentes de todos os clubes filiados ouvidos pela comissão da CBF que foi enviada por Ricardo Teixeira para tomar pé de todos os pormenores que envolveram o pleito de dezembro último, a tendência para uma nova eleição é o caminho que parece mais próximo de dar fim ao impasse FFP x CBF.
Depois de conversar cerca de 1 hora e 40 minutos com os presidentes das Federações do Rio de Janaeiro, Bahia, Paraná, Pará e Maranhão, o atual gestor da FFP, Cesarino de Oliveira Sousa, disse que o encontro foi muito bom e que teve a oportunidade de mostrar tudo como de fato aconteceu. "Voltei a sugerir, como já fizera no processo, uma nova eleição. Mesmo admitindo que o Lula não poderia ser candidato, topo um novo pleito com ele mesmo na condição de candidato", afirmou.
Sobre possíveis documentos que a atual diretoria tem e seriam comprometedors para a administração de Lula Ferreira, Cesarino disse que não tratou disso com os membros da comissão. "Não levei documentos desta natureza. Apenas procurei mostrar tudo que norteou o pleito e que até o momento ainda tem relação com o processo eleitoral, inclusive a sentença que saiu na noite de ontem".
Já o ex-presidente Lula Ferreira, que também conversou com a comissão da CBF, entende que deve reassumir a presidência da Federação de Futebol do Piauí de imediato. Lula afirmou que também manteve contato com Ricardo Teixeira e que não há necessidade de entrar com qualquer outra ação para voltar a dirigir a FFP. Sobre o Campeonato Piauiense, ele disse que a competição vai prosseguir da forma como está encaminhada, mas tratará de regularizar a situação e retornar o futebol do Piauí novamente às competições nacionais.

Até o presente momento, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Gomes (acima), foi o único que falou com a imprensa, mas de forma muito rápida. Ele disse que ainda não foi formado nenhum juízo de valor, e que o objetivo é tomar conhecimento de toda a situaçao para, em seguida, estudar o melhor caminho para solução do problema. O presidente da comissão, Rubens Lopes, da Federação do Rio de Janeiro, agendou entrevista coletiva para as 18 horas, no Metropolitan, onde todos as questões estão sendo debatidas desde o início da noite de ontem.
O advogado e 3° vice-presidente da Federação de Futebol do Piauí, Alfredo Ferreira Neto, entrou com embargos declaratórios logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, junto ao Juizado Especial da Zona Norte.

 "Já foi julgado um mandado de segurança onde é reconhecida a competência, contrariando o que o juiz alegou na sentença. Desta forma, como o embargo tem efeito suspensivo, a sentença continua sub judice, não transitou em julgado, motivo pelo qual o Cesarino Oliveira permanece como presidente", assegurou.

No entendimento do ex-diretor de futebol da Federação de Futebol do Piauí, Daniel Gonçalves, a sentença do magistrado Fernando Lopes cessou todos os direitos que Cessarinho tinha para ocupar a presidência, e que "tudo voltou ao estado quo anter". Entendo até que não há necessidade do Lula ajuizar ação para retomar a direção da FFP. Mas como ele tem seus advogados nesta causa - e eu não sou parte dessa equipe - vamos aguardar os acontecimentos. Acho apenas que a eleiição foi limpa e que a Justiça será feita logo logo".

Entre os presidentes dos clubes filiados, a opinião, praticamente unânime, é de que uma nova eleição será o melhor caminho. O presidente do Comercial, Chico Wilson (foto acima), por exemplo, não vê outra solução. Perguntado em quem votaria num novo pleito, foi taxativo. "Independente de quem for candidato, conversarei com minha diretoria para saber qual o melhor para o futebol piauiense e para o Comercial". Vários outros presidentes disseram o mesmo. É o que está sendo desenhado.


Severino Filho

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.