Educaçâo

Professores de Teresina fazem paralisação de dois dias


Os servidores da rede municipal de Educação iniciam nesta quinta-feira, dia 28, uma paralisação de 48 horas nas escolas de Teresina. A categoria denuncia que os compromissos firmados entre a Prefeitura da capital e sindicato não foram cumpridos até o momento. Na mesma data, o comando da categoria realiza uma assembleia no Teatro de Arena às 8 horas. Segundo o Sindserm, o sindicato dos servidores municipais, a paralisação atingirá todas as escolas da rede.
Os professores do município realizaram uma greve de 87 dias, deflagrada no inicio do período letivo deste ano. A categoria reivindicava o reajuste salarial de 22,22% e uma extensa pauta de reivindicações. A Prefeitura concedeu o aumento e entrou em acordo com a categoria, porém, na avaliação dos servidores, pontos da Lei do Magistério estariam sendo descumpridos.       
Entre as divergências encontradas, o horário pedagógico - que determina o cumprimento de 2/3 do tempo do professor destinados às aulas e o restante do período com atividades extraclasse. Segundo o Sindserm, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) divulgou um cálculo totalmente distorcido da carga horária do magistério municipal, motivo que gerou insatisfação dos professores.
Os servidores questionam ainda a não publicação do edital para realização das eleições nas direções de escolas e creches municipais. De acordo com o comando do sindicato, a Semec estaria tentando adiar para o final do ano.
Outros três pontos, segundo o sindicato, não sofreram avanço após o acordo com a Prefeitura: o pagamento retroativo do piso salarial aprovado, a atualização da mudança de nível dos servidores e a substituição do vale transporte tradicional para o cartão eletrônico.
Após a paralisação de quinta (28), os servidores da Educação cruzam os braços novamente na sexta-feira, dia 29, para a realização de uma nova assembleia da categoria no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Fonte: Josiel Martins

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.