Educaçâo

Piauí não recebe recursos para combater as drogas


Coordenadora Zita Villar falou que Governo fez obras com
 recursos próprios e tem novas metas para 2013

Dos dois milhões liberados pelo Governo Federal para ações de combate às drogas no Brasil em 2012, nenhum tostão chegou ao Piauí. Com repasse de recursos do Programa de Gestão da Política Nacional Sobre Drogas foram contemplados os estados do Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul e Mato Groso do Sul. No Piauí não há previsão de recursos. Segundo Coordenadora Geral da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Zita Villar no Piauí "estão sendo realizadas articuladas pactuações com o Governo Federal por meio do Programa Crack é possível vencer".   
No Rio Grande do Sul os recursos foram liberados para a Fundação Médica do Rio Grande do Sul, diretamente à Prefeitura de Porto Alegre para o enfrentamento ao crack e outras drogas. Foi a cidade que recebeu o maior repasse, R$ 1,5 milhões de transferências à instituições privadas. O dinheiro foi liberado através do Ministério da Justiça para Desenvolvimento e implantação de Centro Colaborador (CC) com fins de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de metodologias de tratamento e reinserção social para dependentes de crack e outras drogas. 
As ações que estão sendo realizadas pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas foram planejadas com respaldo no trabalho construído em 2011 por meio da Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Essa experiência deu condições para se pensar as metas a serem atingidas em 2012, tendo como prioridade os eixos de prevenção e acolhimento, instrumen-talizados pela capacitação continuada e a perspectiva de redução de danos.
Segundo a coordenadora no ano passado, por meio da Câmara, foram realizadas diversas ações, dentre elas destacamos a Blitz Educativa, Caminhada Piauí sem Drogas, Palestras nas Penitenciárias Feminina e Masculina e Visitas Educacionais às Escolas da Rede Estadual. Foram efetivadas também dentre os anos de 2011/2012 Capacitações de 724 Agentes Multiplicadores entre profissionais e lideranças de Teresina e municípios do Estado.
Para este ano (2012) já se encontram em processo de execução, a implantação de 1 Casa de Acolhimento Feminino Dia para 30 usuárias, 1 Casa de Acolhimento Masculino Dia/Noite para 30 usuários e 1 Centro de Convivência Comunitária para Crianças, Adolescentes e Familiares com capacidade para 150 usuários. Hoje (25) será aberra a Semana Estadual de Atenção e Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas. 
A abertura será realizada na praça da Bandeira e contará com amostras dos serviços existentes no Estado no enfrentamentos às drogas. O período do evento faz alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho. 

Diário do Povo

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.