A circulação de vírus da gripe ocorre entre a segunda quinzena de março e o final de setembro. Alguém já deve ter tido um caso recente na família ou ouviu falar de algum conhecido com dores no corpo, indisposição, dor de cabeça, coriza, tosse, catarro acumulado, diarreia, entre outros sintomas.
Se esse é o caso, três regras são importantes:
- evite o jejum: coma alimentos mais leves se estiver com mal estar, mas não deixe de se nutrir. Corpo mal nutrido potencializa os sintomas da gripe. Opte por sopas, torradas, purês, carne grelhada ou cozida, legumes cozidos.
- hidratação: tome água, ou chás digestivos como camomila, macela e erva cidreira. Corpo hidratado elimina mais toxinas e traz vitalidade ao organismo.
- faça repouso, o descanso é importante: corpo descansado é energia poupada para a produção de anticorpos que combatem o processo inflamatório.
Alguns alimentos podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a imunidade do organismo:
- a famosa canja de galinha da avó ajuda a diluir o muco acumulado nos pulmões, devido à presença do aminoácido cisteína. O consumo de dois pratos é uma boa recomendação. E use temperos frescos que ajudam a melhorar a imunidade como alho, cebola e cheiro verde.
- iogurte: estudos mostram que a presença de Lactobacilos bulgaricus ajuda a estimular a produção das defesas do organismo (anticorpos).
- frutas, verduras, legumes: são boas fontes de antioxidantes essenciais como a vitamina C, betacaroteno, licopeno, flavonoides entre outros fatores nutricionais importantes para a melhora da defesa do organismo.
- peixe, feijão, ervilha, frutos do mar: contêm o mineral zinco que pode colaborar em abreviar os sintomas da gripe.
- gengibre: ajuda a amenizar os sintomas da gripe. Uma dica é preparar chá com 4 rodelas de gengibre (ou se preferir ralar) + 1 rodela de abacaxi picado + 1 cravo, ferva e tome em seguida.
Mas lembre, procure sempre um médico para acompanhar seu caso. Há inúmeros vírus e muitos deles não “vão embora” sem a ajuda também das medicações.
Roseli Ninomiya
Nenhum comentário:
Postar um comentário