O leite materno é considerado o melhor e mais completo alimento para os bebês, mas agora um novo estudo reforça a sua importância para o desenvolvimento dos pequenos. Pesquisadores da Brown University, nos Estados Unidos, testaram 133 crianças de famílias similares e descobriram, comparando-as, que o leite da mãe influencia o funcionamento de partes-chave do cérebro.
O leite aumenta o desenvolvimento em cerca de 30% em apenas três meses de amamentação. Aqueles que se alimentam exclusivamente das mães têm cerca de 30% de crescimento extra em partes importantes do cérebro que controlam a linguagem, emoções e compreensão. A diferença foi observada principalmente no segundo aniversário das crianças.
Os exames deixaram claro que aqueles que foram alimentados com leite materno tiveram crescimento mais rápido de um tecido de longas fibras nervosas que liga diferentes partes do cérebro, usado na aprendizagem. As ressonâncias foram completadas com testes de cognição básica que mostraram a performance da linguagem, percepção visual e coordenação motora, todos melhores nos amamentados sem fazer uso de leites formulados.
O estudo não foi o primeiro a conectar o aleitamento materno com melhorias de desenvolvimento, e fez uso de resultados prévios de outras pesquisas para um resultado mais amplo. Os cientistas consideraram impressionante a diferença acontecer tão cedo e que amamentar é uma necessidade indispensável.
DaquiDali
Nenhum comentário:
Postar um comentário