O Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação
do Piauí (ATI), está desenvolvendo uma série de ações para a melhoria do
atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Através de
uma rede única, por meio de fibra óptica, postos do Detran, ATI e
Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz) terão um link direto entre si,
com tráfego ilimitado e irrestrito de dados.
A iniciativa possibilitará maior rapidez, alta performance e
segurança dos serviços. “Nosso objetivo é diminuir o tempo de
atendimento e garantir que os sistemas serão operacionais vinte e quatro
horas”, explica o diretor de Tecnologia da Informação da ATI, Jean
Portela.
A rede de Fibra Óptica terá a extensão de 30 quilômetros, para
realizar o atendimento dos seis pontos, sendo eles: Detran-Sede, Posto
Espaço da Cidadania, Posto Terra Querida, Posto CNN Motos, ATI e Sefaz.
“O projeto já está pronto, estamos na fase de licitação. A previsão é
que até o fim do ano possamos concluir toda a implementação dos
serviços. Sem dúvidas, com essas melhorias, o tempo de atendimento será
muito mais rápido”, esclarece Jean.
Além da fibra óptica, outras ações serão efetivadas. É o caso da
melhoria da infraestrutura elétrica e logística da sede do Detran, com a
aquisição de um gerador e nobreaks, o Departamento de Trânsito terá
autonomia de energia.
Modernização
Com investimentos de R$ 3,4 milhões na compra de equipamentos e R$ 1,3 milhão para licenciamento de softwares, os sistemas informatizados do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) foram totalmente modernizados. Atualmente, o sistema do Detran funciona cerca de dez vezes mais rápido do que o anterior.
Com investimentos de R$ 3,4 milhões na compra de equipamentos e R$ 1,3 milhão para licenciamento de softwares, os sistemas informatizados do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) foram totalmente modernizados. Atualmente, o sistema do Detran funciona cerca de dez vezes mais rápido do que o anterior.
Glenda Uchôa/CCOM
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