O MEC (MInistério da Educação) informou na manhã desta segunda-feira (7) que 30% dos cursos de ensino superior avaliados no ano passado ficaram com notas abaixo da média no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos da áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além de cursos de tecnologia. Fizeram provas alunos de cursos como administração, ciências econômicas, comunicação social, direito e psicologia.
O Enade tem notas de 1 a 5, os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons. A maior parte dos cursos teve nota 3 no exame (43,9%), avaliação mínima acima da média. Outros 19% dos cursos avaliados tiveram nota 4 e apenas 5,4% conseguiram a nota máxima no exame nacional, avaliação 5.
Abaixo da média, 2,7% dos cursos obtiveram nota 1 no exame e 27,3% alcançaram nota 2 no Enade.
O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o IGC (Índice Geral de Cursos), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. A avaliação é feita a cada três anos.
É com base no IGC que o MEC mantém ou retira a permissão das instituições de ensino superior de ofertar cursos.
Cursos avaliados
O Enade 2012 avaliou os seguintes cursos: bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
O Enade 2012 foi feito por 469.478 concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário