Educaçâo

O que comer e evitar antes da menstruação

Quem nunca sofreu com as alterações de humor típicas da TPM? Conhecida por atormentar as mulheres e amedrontar os homens, grande parte do sexo feminino tem que lidar com ela várias vezes durante a vida. A boa notícia é que um cardápio equilibrado e simples de adotar pode acabar ou pelo menos reduzir esse transtorno.

De acordo com a Associação Brasileira de Endocrinologia, cerca de 30% da população feminina apresentam sintomas relacionados à tensão pré-menstrual, que incluem irritabilidade, dificuldade de concentração, choro repentino, compulsão alimentar, falta de sono, acne, dores de cabeça e inchaços

Pouca gente sabe, no entanto, que boa parte do desconforto está ligado a alimentação. “Alguns nutrientes podem estar sendo consumidos em excesso, outros não. É preciso avaliar a rotina alimentar de cada mulher e fazer os ajustes necessários para que as vantagens comecem a aparecer no dia-a-dia”, diz a nutricionista Leopoldina Takahashi, do programa de educação alimentar da Risa Restaurantes Empresariais.

Segundo a profissional, o choro e a irritação acontecem cerca de 10 dias antes da menstruação e são decorrentes da falta de cálcio e vitamina B6, que podem ser encontrados no leite, sorvetes, iogurte e queijo desnatados ou com pouca gordura, e carnes, banana, lentilha e batatas. “A dica é inserir estes alimentos no dia-a-dia, mas se não for possível, é ideal iniciar pelo menos duas semanas antes do período menstrual. Temos muitos grupos de alimentos e, por isso, o mais recomendado é que as mulheres que tenham TPM procurem um acompanhamento nutricional personalizado, encontrando a melhor solução para espantar os sintomas”, explica.

Aliar alimentação e exercícios físicos traz resultados poderosos, principalmente para quem está na menopausa. “Para mulheres em menopausa, que acontece quando o ciclo reprodutivo acaba, mudanças fisiológicas como redução do brilho da pele, ressecamento vaginal, desequilíbrio de colesterol, humor e do cálcio, que pode causar osteoporose, vale a mesma dica”, completa.

O arroz integral, pão, granola, aveia, soja e derivados, broto de alfafa, semente de linhaça em pó, peixes, sementes de gergelim, feijão, grão de bico, oleaginosas como avelã e pistache e frutas são algumas das opções para acabar com o problema.

No entanto, opções alimentares devem ficar de fora do cardápio nesse período, já que fazem o inverso: café, refrigerantes, adoçantes e produtos dietéticos, chá preto, erva mate, chocolates, bebida alcóolica, carnes vermelhas, alimentos gordurosos e sal. “É preciso dosar as quantidades e equilibrar o cardápio do dia-a-dia. Além de aliviar os sintomas da TPM, essa rotina garante uma vida mais saudável para todos”, revela.

Cardápio contra a tensão
Desjejum: 1 copo de leite de soja e 1 fatia de pão integral com ricota.

Colação: 1 banana.

Almoço: salada de alface e beterraba, brócolis, arroz integral, feijão e peito de frango grelhado..

Lanche: mix de oleaginosas e frutas secas (50 gramas).

Janta: salada de rúcula com tomate e grão de bico, arroz integral e filé de peixe grelhado.

Ceia: mingau de aveia com leite desnatados
Fonte: Daquidali  

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.