Educaçâo

SAÚDE: Substitua o sal nas refeições

O sal, quando usado em excesso, é um inimigo declarado da saúde. Ele é um dos principais responsáveis pelo aumento da pressão arterial, o que causa graves doenças ligadas ao coração. Mas o que fazer para diminuir seu consumo? O nutricionista Fábio Bicalho explica, e mostra como optar por ser uma pessoa “sem sal” pode ter um significado bem positivo!

De acordo com o profissional, “ervas, especiarias em geral e temperos naturais” são algumas das alternativas na hora de dar sabor aos alimentos ou pelo menos reduzi-lo. Uma das opções é o combo alho, cebola, manjericão, alecrim e salsa, que é superfácil de usar e vai dar um gosto totalmente diferente a pratos que poderiam estar caindo na mesmice. Além disso, alguns desses ingredientes carregam muitos benefícios:


Os superpoderes

O alho, um dos alimentos mais presentes na culinária, ajuda a reduzir a pressão sanguínea e o colesterol. A cebola combate inflamações, diminui o risco de câncer e ainda atrapalha a ação de bactérias como as que causam cáries e distúrbios gástricos. O manjericão, com sua ação antioxidante, combate os radicais livres e evita o envelhecimento precoce. Além disso, é um poderoso antigripal e ainda estimula o sistema nervoso a trabalhar melhor. O alecrim poderia encerrar suas competências só por ter um aroma tão agradável. Mas não! Ele também é muito bom para auxiliar na digestão dos alimentos, é diurético, combate o stress e equilibra a pressão arterial. Ah, uma dica rápida: tomar seu chá ajuda a emagrecer e alivia as indesejadas cólicas menstruais. A salsa aumenta a resistência do seu sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias e é um ótimo diurético, o que melhora o funcionamento dos rins.

Outros temperos, como pimentas, folha de louro, orégano, açafrão, também conferem sabor e saúde à sua mesa. Há várias possibilidades de mistura, é só escolher o que mais gosta. Se for natural, é válido! “Frescos ou desidratados, ambos podem substituir o sal”, explica Fábio.

Sabor de perigo

É preciso ter conhecimento e consciência para evitar o excesso de sal. Ele causa “aumento da pressão arterial, complicações cardiovasculares, retenção de líquidos e problemas renais”, alerta Bicalho, que complementa: “essa substituição por temperos pode ser feita a qualquer momento da vida”.

Dúvidas frequentes

Se você não consegue largar o sal de uma vez, pode combiná-lo com esses temperos, contanto que venha a “ingerir no máximo 5 g por dia”, frisa o profissional. Ele ainda sugere que você “prefira o sal marinho ou light, mas, ainda assim, misture a ervas e especiarias”. Quanto ao molho shoyu, que muitas pessoas preferem por ser “natural”, Fábio alerta que ele não pode ser usado para substituir o sal, pois também possui altos índices de sódio. “Quando usar, consuma o light com moderação”, recomenda o nutricionista.
Fonte: Daquidali 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.