A proximidade com o Carnaval e o surto que vem sofrendo o estado do Ceará provocou o Ministério da Saúde a determinar que todas as crianças de Teresina de 6 meses a 5 anos sejam vacinadas contra o sarampo. Mesmo aquelas que já receberam a dose de vacina, devem ser novamente imunizadas.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, o Brasil não registrava casos há mais de 15 anos. "Os casos eram sempre de gente que vinha de fora do país. Ano passado, nas periferias de Recife (PE), houve um foco. Foram 200 casos no país e em Pernambuco foram 190 casos confirmados", explica Luiz Lobão.
Esse ano, um foco surgiu no Ceará. Até o momento, 61 casos foram confirmados. "Nossa preocupação é pela proximidade que temos com o Ceará. Por isso começamos a campanha, colocando vacinação em todos os postos de saúde", afirma.
Dessa vez, não só crianças acima de um ano serão imunizadas. Os pais devem ficar atentos porque a idade mínima é 6 meses.
Os 10 hospitais da capital estarão disponíveis para vacinação e, durante os finais de semana, 30 unidades básicas terão salas de vacina disponíveis.
A partir deste final de semana, todos os postos da capital receberão as crianças para serem vacinadas.
O sarampo é uma doença causada por vírus e os sintomas principais são secreção em excesso nas vias aéreas superiores, dor nos olhos, febre, pitas vermelhas na pele.
Leilane Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário