Educaçâo

BRASIL: JUSTIÇA FEDERAL ACEITA DENÚNCIA CONTRA SEIS MILITARES REFORMADOS NO CASO RIOCENTRO


Em uma decisão histórica, a Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra os seis militares acusados de envolvimento no atentado a bomba no Rio centro, em 30 de abril 1981.
A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura.
São réus no processo os generais reformados Newton Cruz, Nilton Cerqueira e Edson Sá Rocha; o coronel reformado Wilson Machado; o major reformado Divany Carvalho Barros e o ex-delegado Cláudio Guerra. "Passados 50 anos do golpe militar de 1964, já não se ignora mais que a prática de tortura e homicídios contra dissidentes políticos naquele período fazia parte de uma política de Estado, conhecida, desejada e coordenada pela mais alta cúpula governamental", disse a juíza em ação assinada na última terça-feira, 13.

O atentado, que seria atribuído a grupos radicais de esquerda, foi tramado para causar pânico durante show em comemoração ao Dia do Trabalho que reuniu 20 mil pessoas no centro de convenções da zona oeste da capital fluminense. Todavia, o plano fracassou quando uma das bombas explodiu acidentalmente e matou o sargento Guilherme do Rosário e feriu o então capitão Wilson Machado, que estava na mesma missão.

Band News

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.