Educaçâo

Comissão da OAB navega o Rio Parnaíba e denuncia poluição

Não é de hoje que a população teresinense vem reclamando do assoreamento e degradação do Rio Parnaíba. Pensando em sanar esse problema, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, na manhã desta quinta (14), percorreu o Rio Parnaíba, para analisar os principais focos dessa degradação.
Após navegar pelo rio, a comissão constatou vários pontos de despejo de esgotos sem nenhum tratamento, além de garrafas plásticas, vaso sanitário, sofá e enormes bancos de área. Outro problema encontrado, diz respeito às dragas, responsáveis pelo aprofundamento do rio. Para o instrutor naval e representante do IATE Clube da Marinha Genoíno Cavalcante, a falta de sinalização adequada dessas dragas coloca em risco as atividades de navegação.


“Estamos aqui hoje para perceber a agravante situação de perto. Podemos observar que a forte presença humana polui o rio com o despejo desenfreado de dejetos. Por lado, percebemos também a ausência do poder público no que diz respeito à implantação de projetos para combater a poluição”, declarou o presidente da Comissão, Astrogildo Assunção.
A advogada e membro da Comissão Malu Porto diz ter se sentiu impactada com toda a poluição despejada no rio. Para ela, o mais chocante foi observar pessoas usufruindo do rio poluído para suas necessidades pessoais básicas, como banho e pesca. “Além da saúde do próprio rio, podemos ver a saúde das pessoas em risco, que utilizam da água impropria para banhar e pescar”, afirmou a advogada.
Relatório será elaborado e encaminhado para a diretoria da OAB-PI e, posteriormente, para o Conselho Federal da OAB e Ministério do Meio Ambiente, de acordo com a Comissão.

Fonte: Edição do PortalODIA.com

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.