Educaçâo

ENTREVISTA: Ortopedista alerta sobre o uso de calçados altos

Rivalidades à parte, tem uma coisa que a mulherada concorda! Os sapatos altos as deixam mais elegantes e são peças indispensáveis no figurino. Algumas mulheres usam salto alto apenas em ocasiões especiais, mas outras não abrem mão das sandálias e dos sapatos altos para o dia a dia. É aí onde a vaidade, que supera o bom senso, pode provocar problemas na saúde. Isso porque o salto altera a maneira de andar e atinge estruturas do corpo como a coluna. Quem vai nos explicar sobre esses problemas é o médico ortopedista, Alexandry Dias Carvalho, especialista em cirurgia da coluna vertebral. Em meio a uma manhã turbulenta, cheia de pacientes, o médico nos recebeu no consultório dele em uma das maiores clínicas ortopédicas de Teresina.
MARCELO FONTENELE - Os sapatos são considerados a paixão de muitas mulheres. Os altos, principalmente. No geral, que problemas o uso excessivo dos calçados altos podem provocar?
DR. ALEXANDRY DIAS - O uso freqüente e prolongado de calçados com saltos altos podem trazer problemas osteo-articulares e músculo-ligamentares que afetam , principalmente, a coluna vertebral, região dos joelhos, tornozelos e pés, manifestando-se por quadros de dor, desconforto, seguidos ou não de edema (inchaço) e limitação funcional.


MARCELO FONTENELE - Creio que seja comum os ortopedistas receberem nos consultórios pacientes que sofreram entorse. Mas, nem sempre provocados por calçados... A freqüência de mulheres com esse problema é grande?
DR. ALEXANDRY DIAS - Apesar do uso cada vez mais comum de saltos altos imensos, por parte das mulheres, os eventos torsionais relacionados a isso são raros. Os eventos torsionais são mais comumente decorrente de traumas desportivos.

MARCELO FONTENELE - Quais as complicações que uma entorse pode provocar? A recuperação é lenta?
DR. ALEXANDRY DIAS - Na fase aguda, observa-se mais comumente dor, edema, dificuldade de apoio e limitação de movimento articular. Também pode haver lesão ligamentar associada, o que pode gerar uma instabilidade, ou seja, frouxidão articular. Isso resulta numa lesão condral (lesão cartilagem articular) e artrose. A recuperação, geralmente, é lenta. E requer dedicação e paciência, uma vez que é composta de algumas etapas: Fase de analgesia, fase de recuperação da amplitude de movimento – ADM e a fase de fortalecimento cápsulo-músculo-ligamentar.

Dr.Alexandre Dias
MARCELO FONTENELE - Algumas pessoas chegam a ser afastadas do trabalho por conta do uso prolongado de saltos altos ao longo da vida. Um dos problemas que pesquisei, chama-se "Sesamoidite". No que consiste isso?
DR. ALEXANDRY DIAS - Os sesamóides são dois pequenos ossos acessórios localizados embaixo da cabeça do primeiro metatarsiano. A sesamoidite consiste num quadro inflamatório desses ossinhos que se caracteriza por dor em face anterior da planta do pé, com dificuldade de apoio e marcha.
MARCELO FONTENELE - Por que alguns calçados provocam calos? O material tem algo a ver ou é a diferença da forma do pé?
DR. ALEXANDRY DIAS - O surgimento de calosidades sinaliza no sentido de destribuição desigual de cargas ao longo da planta dos pés. Os calos são mais comuns na região dos calcâneos, cabeça do primeiro e quinto dedos. O tipo de pisada e a qualidade do material utilizado na confecção dos calcados são importantes no surgimento desse problema.

MARCELO FONTENELE - Se tem algo que não devemos deixar de citar é a coluna. Muita gente sofre de fortes dores nas costas e não sabe o motivo. Mas as causas podem estar distantes da coluna, pelo fato da forma errada de usar o calçado?
DR. ALEXANDRY DIAS - Os quadros de lombalgia podem estar relacionados ao uso regular e prolongado de saltos altos, uma vez que tais calçados alteram a biomecânica e o centro de equilíbrio do tronco, requerendo maior esforço músculo-ligamentar, o que facilita a fadiga e, conseqüentemente, o surgimento de dor.
MARCELO FONTENELE - A musculatura da perna também sofre com os saltos altos?
DR. ALEXANDRY DIAS - Sim, especialmente a musculatura da panturrilha e o tendão de Aquiles que são super solicitados e sobrecarregados e, constantemente, sede de dor.

MARCELO FONTENELE - Qual o melhor calçado para se usar e por quê?
DR. ALEXANDRY DIAS - Os calçados ortopédicos, apesar de esteticamente feios, são extremamente confortáveis e propícios para uso regular.

MARCELO FONTENELE - Qual a sua recomendação para as mulheres que não querem abrir mão do salto em eventos sociais?
DR. ALEXANDRY DIAS - O que sugerimos é que as mulheres possam fazer uso racional desse tipo de calçado, intercalado períodos com o uso de sandálias mais baixas, rasteiras e que evitem o uso diário desse dispositivo.
Fonte: Marcelo Fontenele

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.