A Unidade Escolar Estadual Eustáquio Portela, em Santa Cruz dos Milagres, a 181 quilômetros da capital Teresina, está funcionando com apenas quatro professores para atender os cerca de 200 alunos matriculados, ou seja, enquanto alguns estão em sala, outras turmas ficam sem aula. A situação foi denunciada pelo vereador e ex-professor substituto da escola Reis Cardoso, atual presidente da Câmara de Vereadores do município.
Reis comenta que a escola atende a nove turmas de alunos do Ensino Médio apenas nas disciplinas de matemática, português, química e religião. "A escola havia baixado um edital para convocar professores seletistas para suprir as necessidades do local. Assinamos um contrato para trabalhar até julho, mas duas semanas depois chegamos a escola e fomos despachados, pois os concursados seriam convocados. Até aí tudo bem, mas isso ocorreu em março e já estamos em abril e os alunos continuam prejudicados pela falta de professores", denunciou o vereador.
Reis explica que foram chamados oito professores seletistas que atenderiam quatro turmas à tarde e cinco à noite. Ele avalia como crítica a situação e lamenta que até agora os professores não tenham sido repostos na instituição. " A Seduc (Secretaria de Estado da Educação) deixa a gente muito triste. A escola não está funcionando e os alunos que são os prejudicados", completou.
Do outro lado, procurada pelo Cidadeverde.com, a gerente interina da 7ª Gerência Regional de Educação de Valença, Mariléia Negreiros, garantiu que serão nomeados quatro professores concursados para o local na próxima segunda-feira (13). Ela, porém, ainda não deu um prazo para que os professores iniciem o trabalho. Segundo a representante da Seduc, a demora na possa não irá atrapalhar o calendário e os alunos não serão prejudicados.
"Lá existe essa falta de professores porque as vagas são dos concursados. A nomeação será segunda-feira e a posse será posterior a isso, mas um calendário de reposição será feito para que os alunos não sejam prejudicados com as deficiências. A demora é só para eles tomarem posse por conta do trâmite legal. Quatro professores serão chamados para lá - biologia, física, geografia e espanhol. Em todo o Estado, serão 700 concursados nomeados e na 7ª regional serão chamados 29. Com isso, com certeza iremos regularizar a situação e os alunos não serão prejudicados", garantiu a gerente interina.
Rayldo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário