Educaçâo

Adultos precisam de vacina? Sim, fique com a caderneta e a saúde em dia

É só ouvir falar em VACINA que as mães já ficam com os ouvidos atentos para as datas, afinal, quem não quer livrar os filhos contra as MAIS DIVERSAS DOENÇAS? Não são apenas os pequenos, no entanto, que precisam ser imunizados: há um cronograma de vacinaçãoTAMBÉM PARA OS ADULTOS, que às vezes se esquecem dessa obrigação com a saúde. “O programa nacional de imunização começou em 1972, e a cobertura ampla dele no começo de 1980. Quem nasceu antes, talvez, não tenha recebido ainda todas as necessárias”, explica Carolina Lázari, infectologista do Fleury Medicina e Saúde.
Esta segunda-feira (4), quando começa a CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, é um ótimo momento para analisar se você precisa tomar essa ou outras vacinas. Além das crianças entre seis meses e cinco meses, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos, grávidas, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, indígenas e a população carcerária devem SE VACINAR ATÉ O DIA 22 DE MAIO.
Quer saber mais?
CADERNETA DE VACINAÇÃO
“A MELHOR MEDIDA DE PREVENÇÃO de doenças é a vacina, por conta do baixo custo e poucos efeitos colaterais, além de ser duradoura”, fala DAVID LEWI, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
Então, não deixe para depois: procure uma unidade de saúde e verifique se a sua caderneta de vacinação está em dia. Por lá, além de fazer essa análise, é possível solicitar as que estão faltando, já que algumas são disponibilizadas GRATUITAMENTE PELO GOVERNO.
Você pode encontrar uma gama maior de vacinas no sistema particular, principalmente nos casos de indicação médica. “Tem que usar todos os mecanismos para a prevenção. É uma questão de escolha”, esclarece TÂNIA PETRAGLIA, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim/RJ).

QUAIS TOMAR, ENTÃO?
Segundo Raquel Muarrek, infectologista do Hospital São Luiz Morumbi, se durante a infância você não recebeu todas as vacinas, não contraiu doenças como O TÉTANO, A DIFTERIA, O SARAMPO, A RUBÉOLA, A CAXUMBA E AS HEPATITES, precisa ser vacinado.
Ao longo da vida, ALGUNS REFORÇOS SERÃO NECESSÁRIOS, como para o tétano e sarampo. Isso acontece, geralmente, para os MAIORES DE 25 ANOS, que podem ter perdido a imunidade. “As de MENINGITE C E HEPATITE A também devem ser consideradas”, fala Raquel.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É IMPORTANTE, principalmente nos grupos mais vulneráveis (gestantes e idosos), porque seu intuito é evitar que casos graves aconteçam e, com eles, os óbitos. A vacina da gripe deve ser tomada ANUALMENTE POR CONTA DA CONSTANTE RENOVAÇÃO DO VÍRUS NO AMBIENTE.
EM VIAGENS
Pode acontecer que uma vacina seja necessária por causa de uma viagem. “Sempre que se for pra um país onde circulem doenças diferentes das do Brasil, a pessoa deve ser vacinada para não correr RISCOS DE ADOECER NA VIAGEM e não trazer a doença para nosso país”, explica a infectologista Raquel.
Para saber se o seu destino demanda este tipo de prevenção, procure pelos SERVIÇOS DE MEDICINA DO VIAJANTE. É importante lembrar ainda que, para que essas doses tenham o efeito esperado, elas precisam ser tomadas com 15 DIAS DE ANTECEDÊNCIA.
Proteger a si mesma é uma forma de preservar as outras pessoas. Com menos pessoas doentes, a circulação das de algumas doenças diminui. FIQUE ATENTA!
Daqui dali

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.