As crianças em longos períodos de internação na unidade podem seguir seus estudos na Classe Hospitalar, que funciona há sete anos no Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). A Classe Hospitalar surgiu de um convênio entre o Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul. As crianças dispõem de oferta de conteúdo, acompanhamento escolar ou curricular e aplicação de eventuais provas, possibilitando a continuidade dos estudos durante o tratamento. O Hospital Universitário da UFGD é a única unidade de internação em pediatria na macrorregião de Dourados e atende 34 municípios.
A parceria do governo do estado com a administração municipal assegura a parte pedagógica desenvolvida em um ambiente preparado especialmente para a proposta, como explica a superintendente do Hospital Universitário, doutora Mariana Croda. Segundo Mariana, o ambiente foi todo montado para que as crianças, mesmo em tratamento, continuem suas rotinas.
“O profissional que vem pra cá é um profissional especialista em educação especial. Já vem com esse outro olhar, dessa questão inclusiva muito maior. Porque, se a criança está internada, parte do princípio que ela já teria uma necessidade de um olhar diferenciado’, explicou.
Entre os benefícios detectados pelo profissionais que acompanham as crianças estão a melhora no próprio atendimento, uma vez que a Classe Hospitalar pode possibilitar maior adaptação ao ambiente hospitalar, elevar a autoestima das crianças. Existe, até, a redução do tempo de internação dos alunos/pacientes. Segundo dados da unidade, só no primeiro semestre de 2015, foram realizados 619 atendimentos, beneficiando 191 pacientes.
Garantia – O direito a acompanhamento escolar em unidades hospitalares é assegurado pelo artigo 214 da Constituição Federal, que prevê à universalização do atendimento escolar em casos de internação que ultrapassem 15 dias. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assegura que o poder público deve criar formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, podendo organizar-se de diferentes formas para garantir o processo de aprendizagem. Um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) torna o atendimento obrigatório tantos nos hospitais quanto nos serviços de atendimento ao paciente em casa (home care).
Assessoria de Comunicação Social
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