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EDUCAÇÃO BÁSICA Hospital universitário do MS dá acompanhamento escolar

As crianças em longos períodos de internação na unidade podem seguir seus estudos na Classe Hospitalar, que funciona há sete anos no Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). A Classe Hospitalar surgiu de um convênio entre o Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul. As crianças dispõem de oferta de conteúdo, acompanhamento escolar ou curricular e aplicação de eventuais provas, possibilitando a continuidade dos estudos durante o tratamento. O Hospital Universitário da UFGD é a única unidade de internação em pediatria na macrorregião de Dourados e atende 34 municípios.
A parceria do governo do estado com a administração municipal assegura a parte pedagógica desenvolvida em um ambiente preparado especialmente para a proposta, como explica a superintendente do Hospital Universitário, doutora Mariana Croda. Segundo Mariana, o ambiente foi todo montado para que as crianças, mesmo em tratamento, continuem suas rotinas.
“O profissional que vem pra cá é um profissional especialista em educação especial. Já vem com esse outro olhar, dessa questão inclusiva muito maior. Porque, se a criança está internada, parte do princípio que ela já teria uma necessidade de um olhar diferenciado’, explicou.
Entre os benefícios detectados pelo profissionais que acompanham as crianças estão a melhora no próprio atendimento, uma vez que a Classe Hospitalar pode possibilitar maior adaptação ao ambiente hospitalar, elevar a autoestima das crianças. Existe, até, a redução do tempo de internação dos alunos/pacientes. Segundo dados da unidade, só no primeiro semestre de 2015, foram realizados 619 atendimentos, beneficiando 191 pacientes.
Garantia – O direito a acompanhamento escolar em unidades hospitalares é assegurado pelo artigo 214 da Constituição Federal, que prevê à universalização do atendimento escolar em casos de internação que ultrapassem 15 dias. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assegura que o poder público deve criar formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, podendo organizar-se de diferentes formas para garantir o processo de aprendizagem. Um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) torna o atendimento obrigatório tantos nos hospitais quanto nos serviços de atendimento ao paciente em casa (home care).
Assessoria de Comunicação Social

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