![]() |
| Campeonato Piauiense 2020 — Foto: Josiel Martins/GloboEsporte.com |
Poder público divulga calendário de retomada dos setores da economia e prevê volta dos eventos esportivos a partir de 8 de setembro. Estadual de futebol vai ultrapassar os 175 dias parado
os/River AC
O Governo do Piauí prorrogou o decreto que estabelece o isolamento social da população até setembro e divulgou ainda o calendário de flexibilização da economia, que foi retomada esta semana. De acordo com o cronograma publicado no Diário Oficial do Piauí, o setor esportivo deve ser autorizado a operar a partir do dia 8 de setembro. Com isso, todos os eventos e competições que foram afetadas pela pandemia do coronavírus irão ultrapassar os cinco meses de paralisação. As restrições a realização de jogos de futebol foram iniciadas no dia 17 de março.
O governador Wellington Dias (PT) divulgou a prorrogação de decreto do isolamento social um dia após o fim do último decreto publicado pelo governo. Leia mais no G1.
O calendário de retomada das atividades contido no decreto Nº 19.085 dividiu os setores em três grupos. Construção civil, saúde e indústria de material de construção foram alguns dos setores autorizados a funcionar desde terça-feira de acordo com o novo decreto.
O terceiro grupo prioritário, aquele que contempla o esporte, cultura e lazer, deverá ser retomado no início de setembro.
- Poderá ocorrer, em caso de crescimento da transmissibilidade da doença ou aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI, a regressão da flexibilização para níveis mais rigorosos, nos quais sejam permitidas apenas atividades essenciais discriminadas nos Decretos nº 18.901, de 2020, e nº 18.902, de 2020 – frisa o documento.
Parado desde o dia 17 de março, o Campeonato Piauiense de futebol, principal torneio esportivo do estado, ganhou a primeira grande previsão de retomada com este decreto. Os oito clubes da elite do estadual – Altos, 4 de Julho, Flamengo-PI, Piauí, Parnahyba, Picos, River-PI e Timon-PI – discutiram, ao longo da pandemia, a possibilidade de retorno em novembro. A intenção de parte dos dirigentes é viabilizar a montagem de um time que conclua o torneio e seja utilizado para a temporada seguinte.
Ao todo, 20 jogos do Piauiense foram suspensos, incluindo os dois da grande final. Altos e Picos ocupam atualmente na tabela a zona de classificação à decisão. Piauí e Timon-PI estão na zona de rebaixamento e ameaçados de disputarem a Série B do estadual no ano que vem.
globoesporte/teresina

Nenhum comentário:
Postar um comentário