Educaçâo

Novo decreto mantém proibido aglomerações em eventos esportivos no Piauí até 21 de fevereiro

Estádio Lindolfo Monteiro — Foto: Jade Araujo

Publicado nesta terça-feira, documento elenca regras para controlar avanços de casos de Covid-19 no estado. Presença de torcedores, por exemplo, está suspensa

O novo decreto do Governo do Piauí, publicado nesta terça-feira, determinou medidas mais restritivas para controlar o avanço da Covid-19 no estado. A suspensão de atividades esportivas que envolvam aglomerações é uma delas. A proibição vale até o dia 21 de fevereiro.

O texto do novo decreto determina que "ficarão suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso".

Na prática, o que a medida significa? O secretário de Governo do Piauí, Osmar Júnior, esclareceu ao ge Piauí que seguem vedadas atividades esportivas que gerem aglomeração. No caso dos jogos de futebol ou outros eventos de qualquer modalidade, os mesmos só podem ser realizados sem presença de público nas arquibancadas.

Times também poderão seguir os protocolos específicos, feitos pela Vigilância Sanitária, e manterem seus treinamentos, segundo informou Osmar Júnior.

No futebol, sete dos oito clubes que disputarão o Campeonato Piauiense, que tem início previsto para o dia 20 de fevereiro, estão em preparação para o torneio. A Federação de Futebol do Piauí (FFP) estabeleceu protocolo com testagem dos jogadores antes das partidas, como ocorreu em 2020, e manteve proibido o acesso de torcedores nos estádios.

No Piauí, está em andamento o Rally Piocerá, que realizou sua largada promocional na tarde desta terça-feira, em uma área afastada da zona urbana de Teresina. Houve exigência de teste negativo para covid-19 para os competidores e outras medidas para prevenir o contário pelo novo coronavírus.

A permissão para o retorno das atividades esportivas no Piauí aconteceu em setembro de 2020, depois de seis meses de suspensão total de qualquer evento relacionado ao esporte. Competições não puderam ser realizadas nesse período, retornando após flexibilização do governo. O Campeonato Piauiense de futebol parou em março e voltou em novembro.

O Piauí teve 726 casos confirmados e 11 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta terça-feira. O estado soma 156.875 casos e 3.031 mortes por causa da doença.

Ge - Pi

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.