Educaçâo

Sarau na casa de dona Auta‏




No próximo sábado, 30, a partir das 20:00h, no quintal do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), ocorrerá o Sarau na Casa de Auta. O público que comparecer a este evento, poderá prestigiar declamações de poesias, teatro e músicas de boa qualidade.
Um dos objetivos do Sarau será conseguir recursos financeiros para melhorar as instalações duma sala, a qual funcionará com aulas de teatro, dança e de passarela (para candidatos a serem modelos). Nessa primeira edição do Sarau na Casa de Auta, atrações como Besouros da Silva, Ithalo Furtado (músico e poeta) e os músicos Matheus, Julinardo e Luan, estarão presentes.
Existe uma grande possibilidade do escritor parnaibano Carlos Heniques de Araújo (que reside em Teresina), autor de livros como “Sem Lenço, Sem documento”, “Caleidoscópio” e “Versos 100 rima”, estar no evento. Carlos Henriques lançará seu quinto livro “Sinal Fechado” no SALIPA (Salão do Livro Parnaibano), no período de 01 a 03 de setembro de 2011.
A banda Besouros da Silva apresentará um repertório com os grandes sucessos dos Beatles. A entrada será R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). 

Informações sobre o Sobrado de D. Auta: um dos mais antigos da cidade. Localizado na rua Duque de Caxias com São Vicente de Paula, conserva ainda o típico aspecto colonial, data do século XVIII. A fachada apresenta beiral e seis janelas com sacada de ferro. Foi casa residencial, Capitania dos Portos; e em 1918 serviu de Sede do Banco do Brasil, 1a Casa Creditória da cidade. Ali funcionou também o Grupo Escolar Miranda Osório.
O Sobrado de Dona Auta encerra uma lenda e várias versões. Pertenceu a uma dama da sociedade, que viveu um grande sonho de amor. Amou perdidamente um imigrante europeu e, com sua partida, viu o seu sonho frustrado. Sabe-se que ela era linda e elegante e que a partir dessa desilusão não mais saiu de casa, ficando reclusa a uma pequena saleta que mandara construir no alto do prédio para que pudesse admirar o panorama da cidade.
Em outra versão admite-se ser D. Auta uma ex-escrava do Capitão Francisco José Castelo Branco, linda mulata que se enamorou de um imigrante europeu e dele recebeu atenções e este lendário sobrado.
Ainda presume-se, segundo pesquisas, que D. Auta foi a primeira esposa de Francisco José Castelo Branco, dono do velho sobrado. Atualmente funciona o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP).
 Fonte: Flávio Sidônio

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.