Educaçâo

Salipi 2014 vai homenagear professor Gomes Campos


Kássio Gomes
Os leitores teresinenses já estão atentos à programação do Salão do Livro para 2014. O público e a organização do evento decidiram homenagear o dramaturgo piauiense José Gomes Campos.  Natural da cidade de Regeneração, Gomes Campos foi teatrólogo e sua mais conhecida e premiada criação foi 'Auto do Lampião no Além'. O dramaturgo também é autor de 'O Auto dos Pré-Socráticos no Além' e 'As profecias de Cassandra', sempre preocupado com a importância de um conteúdo educativo, voltado para o público estudantil.
O nome de Gomes Campos concorreu com o de Perminio Asfora, Graça Targino - primeira mulher a realizar uma feira de livros - e Júlio Romão - imortal da Academia Piauiense de Letras.  No próximo ano, o público do Salipi vai se emocionar com a história viva do teatro piauiense, através das obras do autor. 
Em Auto do Lampião no Além é narrada a chegada de Lampião e seu bando ao inferno. A encenação é destinada ao público estudantil e soma drama e humor na medida certa, carregado de valores políticos, religiosos, moral e sociológico. Segundo Cineas Santos, professor e literato, outra grande obra de Gomes foi O Pescador e o Rio, uma história baseada na lenda teresinense 'Cabeça de Cuia'. "Gomes foi um nome importante na dramaturgia piauiense. Ele também escreveu algumas peças baseadas na obra de Sócrates", destaca.
Em o 'Pescador e Rio', obra recheada de musicalidade e poesia, Gomes Campos descreve de maneira sutil a vida de um triste pescador, que comete um crime e é amaldiçoado a viver eternamente nas águas do Poty, na busca sem fim de sua libertação. A mensagem retrata bem a miséria social vivida pelo homem humilde. Além de autor e dramaturgo, José Gomes foi professor de literatura, redator e diretor de teatro.
Segundo  Kássio Gomes, presidente da Fundação Dom Quixote, Gomes Campos coloca o Piauí em uma situação de relevância e destaque. Para 2014 estão previstas algumas alterações, inclusive a mudança do local onde deverá ser realizada a feira. 
Em 2014, a previsão é que sejam ampliados os espaços para as crianças e o local para exposições. "Este ano, o Salão do Livro do Piauí superou todas as expectativas. Cerca de 210 mil pessoas compareceram a esta edição. Foi um evento que cresceu, sem atropelos. Mas precisamos de um espaço maior e com melhor estrutura para recebe o público", conclui Kássio Gomes.

diáriodopovo

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.