Educaçâo

Desde que foi iniciado no Piauí, o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Paete) tem beneficiado inúmeros estudantes, oferecendo um transporte de segurança e qualidade no translado casa-escola-casa.

Criado em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), a iniciativa foi baseada no Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Cerca de 186 municípios, de janeiro a novembro, já foram contemplados com ônibus escolares e mais 17 cidades irão receber, até a próxima semana, novos veículos.

“Quem já morou na zona rural sabe da dificuldade de ir para uma escola, de tentar ser alguém na vida, estamos encurtando esses caminhos, dando condições totais para o estudante que mora longe ou que mora perto de ter uma carreira profissional, um ensino de qualidade”, ressalta o governador Wilson Martins.

Dentro do Paete, existe o Programa Pedala Piauí, que oferece bicicleta aos estudantes que moram até 4 quilômetros de distância da sua escola, para que eles possam se deslocar até o colégio. São 70 mil bicicletas a serem distribuídas e deste total, já foram entregues 25 mil em mais de 80 cidades do Piauí.

“Todos os recursos investidos na educação são necessários para que os nossos índices cresçam cada vez mais, por isso continuaremos a investir de maneira maciça no setor. As bicicletas do programa Pedala Piauí agregam valor à qualidade do aluno, pois elas são deles, podendo estes se utilizarem para ir para escola ou mesmo outras atividades”, pontua o governador.

Os investimentos ultrapassam os 60 milhões de reais, destinados à aquisição dos transportes, além do investimento mensal de R$ 1.750.000,00 com veículo escolar. Os ônibus são divididos em três modalidades, com 21, 28 e 54 lugares, e possuem estação elevatória para cadeirantes.

Para Jader Silva, assessor técnico da Seduc e responsável pelo Paete, a segurança no transporte escolar influi diretamente no rendimento dos alunos em sala de aula. “Um aluno que é apanhado na porta de casa ou no ponto próximo, sem que ele precise caminhar bastante até chegar à escola, é um aluno que rende mais nos estudos e chega mais motivado para o desempenho das suas atividades”, afirma.

Segundo ainda o assessor, os ganhos com o Paete são tanto para os estudantes quanto para o Estado que tem suas estatísticas de evasão e analfabetismo diminuídas consideravelmente.

Os demais municípios que ainda não foram beneficiados com o programa, mas que tenham interesse em aderir, precisam apenas da formalização de convênio feito pela sua prefeitura junto à Seduc para que os veículos sejam entregues à população.
Fonte: Ccom

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.