Educaçâo

Recorde previsível, resultados inesperados

O décimo dia de jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 mostrou que as "zebras" continuam tentando aprontar das suas. Nos duelos entre Argentina e Irã e entre Alemanha e Gana, os favoritos tiveram muita dificuldade. A Albiceleste precisou de um lampejo de genialidade do superastro Lionel Messi já nos acréscimos para conquistar os três pontos. A seleção alemã, por sua vez, chegou a ficar atrás no placar e só se recuperou após Miroslav Klose entrar em campo para marcar o gol de empate e igualar uma marca histórica.
Na terceira partida do dia, a Bósnia e Herzegovina fez um duelo equilibrado contra a Nigéria, mas a representante africana acabou levando a melhor. Com isso, a seleção bósnia foi eliminada antecipadamente, enquanto a Argentina já está nas oitavas de final.
Os resultados
Argentina 1 x 0 Irã. Craque do Jogo Budweiser: Lionel Messi (ARG)
Alemanha 2 x 2 Gana. Craque do Jogo Budweiser: Mario Götze (GER)
Nigéria 1 x 0 Bósnia e Herzegovina. Craque do Jogo Budweiser: Peter Odemwingie (NGA)

O que marcou o dia
Messi faz a diferença
"Quando você tem um jogador como o Messi, tudo é possível", afirmou o treinador argentino Alejandro Sabella depois do jogo contra o Irã, externando os pensamentos de muitas pessoas. Os argentinos haviam tido mais de 70% de posse de bola e feito de tudo durante 90 minutos para tentar superar a compacta defesa iraniana — mas sem sucesso. Sob os olhares de Diego Maradona nas arquibancadas, Lionel Messi fazia uma atuação discreta. Porém, nos acréscimos da partida, o atacante eleito quatro vezes o melhor do mundo fez uma jogada de gênio e garantiu a classificação da seleção argentina para as oitavas de final. O craque de 26 anos se aproximou da grande área pelo lado direito do campo, fez um corte para dentro e mandou um chute indefensável no fundo das redes iranianas.

Alegria para uns, choro para outros
Antes do pontapé inicial, Asmir Begovic (Bósnia e Herzegovina) e Peter Odemwingie (Nigéria), companheiros no inglês Stoke City, se cumprimentaram nos corredores do estádio e tiveram uma conversa rápida e amigável. Depois de 30 minutos de jogo, o goleiro bósnio provavelmente deve ter tido a sensação de que seria melhor não ter se encontrado com o atacante nigeriano. Afinal, foi justamente ele que marcou o gol da vitória por 1 a 0. Com o resultado, a Nigéria encerrou uma série de nove partidas sem vencer na Copa do Mundo.

Feito histórico de Klose
Miroslav Klose entrou na partida contra Gana aos 24 minutos do segundo tempo e dois minutos depois não apenas marcou o gol de empate com o seu primeiro toque na bola, como também igualou o recorde do brasileiro Ronaldo de 15 gols em Mundiais. Desde antes do torneio, havia muitas expectativas sobre a possibilidade de a marca ser igualada ou até superada pelo alemão. "Vinte jogos e 15 gols em Copas do Mundo não está tão mal", afirmou Klose depois do jogo. Ele também se tornou o terceiro jogador, depois de Pelé e Uwe Seeler, a balançar as redes em quatro edições da Copa do Mundo. Ronaldo não se abalou e parabenizou Klose via Twitter. Curiosamente, o ex-jogador brasileiro marcou o seu 15º gol contra Gana na Alemanha, enquanto Klose balançou as redes também contra Gana no Brasil.

Duelo de irmãos com um vencedor
Durante o torneio, os dois irmãos Boateng, Jerome (Alemanha) e Kevin-Prince (Gana), não estão se falando. Porém, como ambos foram escalados como titulares, eles se cumprimentaram na hora do aperto de mão obrigatório. Um rápido diálogo, um breve abraço e foi só. Os dois irmãos se enfrentaram pela segunda vez. O primeiro duelo aconteceu há quatro anos, na fase de grupos da África do Sul 2010. Apesar do empate, a partida teve um vencedor: o pai de ambos. "Para mim, este é o jogo mais fácil", afirmou antes da partida. "Não importa o que acontecer, só posso ganhar."

Um verdadeiro camisa 10
Andre Ayew não apenas marcou o gol que empatou o jogo parcialmente para Gana, mas também se mostrou um verdadeiro motivador. Ele deixou a sua alegria transparecer por todo o campo depois do gol, abraçou todos os companheiros que viu pela frente e por todo o resto do jogo agitou a torcida, aplaudiu sem parar as boas jogadas da sua equipe e procurou organizar a seleção ganesa ao melhor estilo de um camisa 10. E com sucesso: pouco depois Asamoah Gyan marcou o segundo gol de Gana e com isso se tornou o primeiro africano a balançar as redes em três Mundiais.

Os números
100 — Per Mertesacker (Alemanha) e Javier Mascherano (Argentina) disputaram hoje a centésima partida pelas suas seleções. Depois de a seleção alemã se tornar na primeira rodada a primeira equipe a disputar cem jogos na história da Copa do Mundo, justamente o seu jogo de hoje foi a 800ª partida já disputada em Mundiais.

E agora?
Bélgica x Rússia, 13h, Rio de Janeiro
Coreia do Sul x Argélia, 16h, Porto Alegre
EUA x Portugal, 18h, Manaus (19h no horário de Brasília)
(Todos os jogos estão no horário local)

Site Fifa

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.