A bancada federal do Piauí na Câmara dos Deputados teve uma renovação de 40%. E dos seis reeleitos, somente dois conseguiram angariar mais votos neste pleito do que no último, em 2010. São eles Iracema Portela (PP), que cresceu 24,58% nas urnas, e Átila Lira (PSB), que obteve um crescimento de 4,55% em relação às eleições disputadas há quatro anos.
Os outros quatro reeleitos decresceram. São eles Marcelo Castro (PMDB), Júlio César (PSB), Paes Landim (PTB) e Assis Carvalho (PT). Nesta ordem, quem mais caiu foi o peemedebista. Respectivamente, os decréscimos nas votações atingiram 35,27%, 8,76%, 8,54% e 5,27%.
Em número de votos absolutos, o mais votado ainda foi Marcelo Castro, embora obtivesse um maior decréscimo em termos percentuais, com 111.132 votos. Ele é seguido por Júlio César em número de votos, 99.750; Assis Carvalho, com 94.093; e Paes Landim, com 82.549 votos.
Já os que saíram maiores das urnas, Átila Lira obteve 126.276 votos, e Iracema Portela somou 121.121 marcações nas urnas.
CONFIRA AINDA
PAES LANDIM É O ELEITO COM MAIS MANDATOS PELO PI
O deputado federal Paes Landim (PTB) é o parlamentar com o maior número de mandatos a integrar a bancada do Piauí na Câmara dos Deputados, composta por dez nomes. O petebista, no dia 2 de fevereiro de 2015, quando começa a próxima Legislatura, iniciará seu 8° mandato ininterrupto. Paes Landim, ex-PFL, vem sendo eleito e reeleito desde 1986, quando pela primeira vez saiu vitorioso das urnas com 36.589 votos.
HERÁCLITO MANTÉM VOTOS DE SUA ÚLTIMA ELEIÇÃO
O ex-senador Heráclito Fortes (PSB), eleito para uma cadeira na Câmara Federal, obteve nesta eleição de 2014 quase a mesma quantidade de votos obtida em sua última eleição para o mesmo cargo. A diferença foi somente de 2.297 votos para mais. Em 1998, Heráclito obteve 88.602 votos, com 9,45% dos votos válidos. Já em 2014, as urnas abertas evidenciaram que o ex-DEM contabilizou 90.899, ou seja, 5,24% dos votos válidos.
MARCELO CASTRO FOI QUEM MAIS PERDEU VOTOS
Ao se lançar candidato ao governo do Piauí pelo PMDB, o deputado federal Marcelo Castrou achou que não retornaria atrás, ou que pelo menos não seria obrigado a retornar atrás em sua decisão. Mas o peemedebista acabou sendo preterido pelo partido na disputa interna travada com o governador Zé Filho (PMDB).
IRACEMA PORTELLA SAIU MAIOR APÓS ELEIÇÃO
Com preparativos de campanha iniciados meses antes das convenções partidárias, Iracema Portella (PP) foi a deputada federal que mais se saiu engrandecida das urnas, quando comparados os votos atuais de todos os seis reeleitos com os da última eleição.
SENDO EX-SECRETÁRIO, ÁTILA CRESCEU POUCO
O deputado federal Átila Lira (PSB) foi pego de surpresa ao ver seu resultado nas urnas. Demonstrou chateação, alternou momentos de indignação e revolta, chegando a verbalizar impropérios contra membros de sua base eleitoral, incluindo prefeitos. “Aqui para eles”, dizia, ao gesticular. Isso para ficar na mais amena das reclamações proferidas.
Repórter: Rômulo Rocha - Direto de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário