Educaçâo

'OAB do PI é inerte e não representa a Jovem Advocacia', afirma Chico Lucas

grupo ainda não fala como, mas a Comissão Independente dos Advogados (CIA), será sim a terceira via nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), que acontece no segundo semestre de 2015. O movimento, formado em sua grande maioria, pela jovem advocacia, reúne advogados, tanto da situação como da oposição, que não estão satisfeitos com a gestão da atual diretoria.
De acordo com o advogado Chico Lucas, um dos que lideram o movimento, o grupo não tem caráter eleitoreiro, mas sim político e representa uma gama muito grande de advogados que, segundo ele, não estão sendo representados.
Em visita ao portal 180, a Comissão apresentou os principais pontos de debate do grupo, comentou sobre os principais problemas que enfrentam na Ordem e como devem agir de agora em diante. Embora não admitam, o movimento já pensa nas eleiões e deve lançar uma chapa.
Quem concedeu entrevista foi o advogado Chico Lucas, acompanhado dos advogados Chico Couto, Lucimar Santos, Diogo Caldas, Rodrigo Castelo Branco e Pedro Costa.
Eis a entrevista...
CIA SERÁ A TERCEIRA VIA?
Olha Daniel, não falamos em terceira via. As eleições ainda estão muito distantes. Agora o que motivou a criação deste grupo foi a inércia da OAB-PI em promover um debate sobre a justiça do Piauí. Temos os piores índices, mas infelizmente a OAB-PI não tem abraçado a causa do advogado. Nós queremos enfrentar as mazelas e os dilemas que nos afetam.

ac.JPG
REFORMA POLÍTICA NA OAB
Nosso grupo começou os debates com o tema da reforma política e propomos a discussão no sentido de provocar a Ordem quanto a este aspecto. A OAB-PI cobra reforma política no Legislativo, mas será se um grupo em sua direção, se perpetuando no poder, vai ter capacidade de cobrar essa mudança? O que há hoje é uma dançadas cadeiras. Queremos discutir a reforma política na Ordem de forma ampla, de modo que todos que ali estejam se sintam representados, que levantem as bandeiras da Ordem, sejam participativos e enfrentem os dilemas. A Comissão quer debater o caos da Justiça e permitir que os adogados tenham voz e vez.

O MANIFESTO
Todo o nosso debate é bem estruturado e é fruto de muita conversa. Nossa primeira ação foi o debate sobre a reforma política. Mas também apresentamos outros pontos. Então, criamos um manifesto com dez temas e queremos promover um amplo debate. Nós também transformamos o manifesto em uma Petição e demos entrada na OAB-PI para que ela responda sobre os itens que debatemos.

c.jpgC1.jpg
ATUAÇÃO NO INTERIOR
Nós somos um movimento político e não eleitoral. Estamos abrindo o debate amplo para quem estiver insatisfeito se una a nós. A advocacia no interior está muito esquecida. Neste sentido já agendamos visitas às Subseções do interior para discuitr os rumos do Judiciário de Piauí. Agora no final de maio vamos visitar as Subseções da região Norte e proporcionar o debate.

JUIZADOS É PROBLEMA SÉRIO
Nosso segunto tema a ser debatido pela Comissão será o caos nos Juizados, local que é a porta de entrada dos jovens advogados na área. E reforço aqui que não queremos simplesmente fazer mídia, mas mostrar trabalho. Se for o caso vamos representar juízes, vamos levar as demandas para a Corregedoria do TJ-PI e até ao CNJ.

ac3.JPG
MARCUS VINÍCIUS NO CONSELHO FEDERAL
Dr. Marcus tem sido um exelente presidente e com a aprovação do novo CPC trouxe uma vitória muito grande para a advocacia, mas ele não pode se envolver muito com questões regionais. Mas na medida do possível ele tem contribuído com este crescimento. Agora o nosso problemas é é regional, é aqui. Mas com ele somos mais respeitados.
 Daniel Silva

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.