Educaçâo

Iphan autoriza Prefeitura de Parnaíba iniciar processo de restauração da Praça da Graça

Foto/Jorge Alves

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comunicou ao vice-prefeito de Parnaíba Florentino Neto, na manhã desta quarta-feira (27)  o atendimento da solicitação feita pelo Prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco para iniciar o processo de requalificação da Praça da Graça pela substituição do piso. Prefeitura e Iphan vem dialogando sobre a requalificação da Praça da Graça desde o ano passado.

No entanto, o prefeito José Hamilton apresentou um pedido de urgência para autorização da primeira etapa, com a substituição do piso, comprometendo-se a continuar dialogando sobre o restante do projeto, que contempla alterações na iluminação, no componente paisagístico dos jardins e na redefinição da fonte luminosa.

O Prefeito justificou o pedido com a urgência que existe para devolver à praça as condições de uso pela população. A partir de agora a Prefeitura deverá fazer licitação para execução da substituição do atual piso de pedra por tijolos paver, intertravados nas cores grafite/preto e natural.

Enquanto a Prefeitura executa a primeira etapa, os diálogos serão mantidos com o Iphan sobre as outras fases da requalificação. Por estar numa área tombada pelo governo federal, através do Iphan, é que a Prefeitura de Parnaíba depende de aprovação desse órgão para executar o novo projeto urbanístico e paisagístico da Praça da Graça.

O vice-prefeito Florentino Neto explicou que o projeto em análise objetiva devolver à cidade um espaço público que continue respeitando a beleza arquitetônica e as características históricas identificadas no local. No Ofício do Iphan encaminhado ao prefeito José Hamilton a superintendente Claudiana Cruz dos Anjos, afirma que a Praça da Graça simboliza a história de Parnaíba e a beleza de sua arquitetura, reiterando, ao final a importância da parceria entre os dois órgãos para o resgate de tão importante patrimônio.

Secom

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.