Educaçâo

OAB-PI abre processo administrativo contra os advogados presos na Operação Déspota

A Operação Déspota envolve mais de 100 policiais e as equipes estão trabalhando em Teresina e também no sul do Estado.

Os advogados Thiago Madeira e Igor Martins, detidos durante a Operação Déspota, acusados de pertencerem a uma organização criminosa que fraudava licitações e emitia notas frias, podem ser expulsos da OAB Piauí. A informação foi confirmada pelo presidente da entidade, Chico Lucas, que acompanha o caso e relatou que, se provada a participação dos advogados no crime, ambos sofrerão processo administrativo.
“Neste primeiro momento o que mais nos preocupa é se as prerrogativas dos advogados foram respeitadas. Num segundo momento, caso seja provada a participação dos dois no crime, será instaurado um processo administrativo e eles serão julgados pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI”, explicou.
Segundo Chico Lucas, o escritório de um advogado é um ambiente sigiloso e apenas os documentos pertinentes ao caso poderiam ser alvo do mandado de busca e apreensão. “Este limite não pode ser extrapolado e nós estamos cuidando do caso, documentos que não são relacionados ao caso não podem ser apreendidos”, afirmou.
Advogado Igor Martins, preso na Operação
Advogado Igor Martins, preso na Operação
Quanto ao processo administrativo, se provadas as acusações, os dois acusados serão julgados por um Tribunal formado por 32 advogados e poderão ser penalizados com suspensão ou afastamento definitivo da OAB-PI.
A Operação Déspota envolve mais de 100 policiais e as equipes estão trabalhando em Teresina e também no sul do Estado. As investigações foram desencadeadas pela Promotoria de Justiça de Redenção do Gurgueia, há cerca de sete meses.
A partir das denúncias encaminhadas por vereadores do município, o órgão acionou o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que por sua vez constatou a existência de fortes indícios de fraude em licitações, com superfaturamento de preços, emissão de notas fiscais frias, utilização de “empresas de fachada” e lavagem de dinheiro.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.